São dez e têm três minutos para mostrar o que valem quando falam de ciência para toda a gente. A partir das 15h30 do próximo domingo, 19 de Maio, vão estar a disputar a final do Famelab Portugal, concurso de comunicação da ciência dirigida ao grande público, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e a entrada é gratuita.
É a quarta edição em Portugal deste concurso internacional, que começou em 2005 no Festival de Ciência de Cheltenham, no Reino Unido, e que rapidamente se difundiu pelo mundo. Pretende inspirar os cientistas a comunicarem a ciência e actualmente participam 25 países – em Portugal, o concurso é organizado pela Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e pelo British Council. O vencedor da final portuguesa representará o país na final internacional do Famelab, durante o festival de Cheltenham, em Junho.
“Cada concorrente terá três minutos para demonstrar a sua capacidade de comunicar os mais diversos temas científicos recorrendo apenas à palavra e ao gesto e sem a ajuda de ‘powerpoints’, desde o sexo dos cangurus até ao vinho do Porto, desde o uso das nanotecnologias na saúde até ao efeito da Lua no nosso dia-a-dia”, refere um comunicado da Ciência Viva.
Além da avaliação da clareza e expressividade dos candidatos por um júri – composto por Rosalia Vargas, presidente da Ciência Viva; Carlos Fiolhais, professor catedrático de Física da Universidade de Coimbra; António Granado, jornalista e coordenador do mestrado de Comunicação da Ciência na Universidade Nova de Lisboa; e José Vítor Malheiros, jornalista de ciência e colunista no jornal PÚBLICO –, o público também pode votar no seu favorito.

Comentar