Explicada a origem de rocha que Opportunity encontrou no caminho

Rover da NASA tinha pisado e partido uma rocha que depois foi fotografada e tornou-se num mistério.

A rocha não está na imagem da esquerda mas está na imagem da direita
Fotogaleria
A rocha não está na imagem da esquerda mas está na imagem da direita NASA
Fotogaleria
O rover passou por cima de uma rocha maior (em cima) partindo essa rocha, e dando origem à Pinnacle Island (em baixo) NASA

Primeiro não estava no caminho do rover, depois passou a estar. Mas ninguém sabia de onde tinha vindo. Foi assim que se iniciou uma discussão sobre uma estranha rocha que apareceu nas fotografias tiradas pelo robô Opportunity, que rola por Marte desde Janeiro de 2004. Agora, os cientistas da NASA descobriram que foi o rover, ao pisar e partir uma rocha maior, que projectou o pedaço de rocha para aquele local.

Uma fotografia do chão de Marte tirada pelo rover a 8 de Janeiro mostrava uma rocha de quatro centímetros, com aspecto estranho. Quando os cientistas compararam essa fotografia com outra do mesmo local, tirada quatro dias antes, verificaram que a rocha não estava ali antes.

Depois de muita discussão sobre a rocha (surgiram várias teorias para a origem da rocha, desde ser um estilhaço do resultado do impacto de um meteorito, até ser um ser-vivo), que recebeu o nome de Pinnacle Island, os cientistas da NASA esclareceram nesta sexta-feira, graças a novas fotografias, que afinal a culpa foi toda do Opportunity.

“Assim que deslocámos o Opportunity, e depois de inspeccionar a Pinnacle Island, pudemos ver directamente na ladeira acima uma rocha revirada com a mesma aparência incomum”, explicou Ray Arvidson, investigador principal do Opportunity, da Universidade de Washington em St. Louis. “Fomos até aí. É possível ver as marcas [deixadas pelo Opportunity]. É daí que a Pinnacle Island provém.”

Sugerir correcção
Comentar