Europa dá mais de oito milhões de euros em bolsas à ciência portuguesa

Conselho Europeu de Investigação atribuiu bolsas de início de carreira a cinco portugueses e um suíço.

Foto
Todos os anos, novos projectos de investigação científica são financiados pelo Conselho Europeu de Investigação Adriano Miranda (arquivo)

Cinco investigadores a trabalhar em Portugal e um cientista português que está na Alemanha receberam bolsas de início de carreira do Conselho Europeu de Investigação num valor superior a oito milhões de euros, revelou nesta semana o Ministério da Educação e Ciência.

Marta Moita, que trabalha em neurociência do comportamento, na Fundação Champalimaud, Ana Cristina Santos, que estuda temas de cidadania no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Carla Fernandes, que estuda a experiência colaborativa entre artistas na Internet e pertence à Faculdade de Ciências Socias e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Maria Guadalupe, da Universidade de Aveiro, e o suíço Reto Gassmann, que trabalha em cancro no Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto, ganharam estas bolsas milionárias.

A trabalhar na Universidade de Goettingen, na Alemanha, Nuno Raimundo foi o único investigador português que está fora de Portugal e ganhou também esta bolsa.

O montante das bolsas de início de carreira oscila entre os 1,3 e 1,4 milhões de euros. A sua soma total terá sido acima dos oito milhões de euros. O Conselho Europeu de Investigação lança concursos para bolsas de início de carreira todos os anos.

Notícia corrigida às 20h41 de 17 de Julho de 2013: O nome da investigadora que ganhou a bolsa da ERC é Carla Fernandes e não Carla Santos, como estava escrito.

 

Sugerir correcção
Comentar