Esqueleto encontrado em Leicester pertence ao rei Ricardo III

Mistério com 500 anos foi resolvido. Esqueleto do monarca estava debaixo de um parque de estacionamento.

Imagem do esqueleto de Ricardo III
Fotogaleria
As ossadas de Ricardo III Universidade de Leicester/AFP
Imagem do esqueleto ainda durante as escavações
Fotogaleria
Imagem do esqueleto ainda durante as escavações Universidade de Leicester
Pintura de Ricardo III de autor desconhecido e exposta na National Portrait Gallery
Fotogaleria
Pintura de Ricardo III de autor desconhecido e exposta na National Portrait Gallery Leon Neal/AFP
O crânio tem oito ferimentos
Fotogaleria
O crânio tem oito ferimentos Universidade de Leicester
Fotogaleria
Túmulo erguido em memória de Ricardo III na Leicester Cathedral REUTERS/Darren Staples
Fotogaleria
Ferimento no topo do crânio Universidade de Leicester
Fotogaleria
Coluna vertebral de Ricardo III Universidade de Leicester
Fotogaleria
Esqueleto de Ricardo III no local onde foi encontrado Universidade de Leicester
Fotogaleria
Michael Ibsen, um descendente directo da irmã mais velha de Ricardo III AFP/JUSTIN TALLIS
Fotogaleria
O crânio tem oito ferimentos Universidade de Leicester
Fotogaleria
Michael Ibsen, um descendente directo da irmã mais velha de Ricardo III, fornece saliva para os testes de ADN Universidade de Leicester
Fotogaleria
Resultado do teste de ADN que liga Michael Ibsen ao esqueleto de Ricardo III AFP/ANDREW COWIE

Um grupo de investigadores britânicos confirmou, nesta segunda-feira, que um esqueleto que tinha sido encontrado em Setembro num parque de estacionamento de Leicester pertence mesmo ao rei Ricardo III.

A descoberta termina com um mistério que tinha mais de 500 anos, em que várias foram as pistas exploradas sobre o destino que teriam tido as ossadas do último rei inglês a morrer em combate. Sabia-se apenas que o seu corpo teria sido transportado do local da batalha, onde morreu, para ser exposto em Leicester e que teria sido sepultado junto uma igreja franciscana – uma pista que deixou de ser possível seguir quando em pleno século XVI a igreja foi demolida em consequência da reforma religiosa.

O rei Ricardo III, que foi descrito por William Shakespeare como um monstro tirano que matou dois sobrinhos, morreu aos 32 anos quando lutava com o seu suposto sucessor, Henrique Tudor, durante a batalha de Bosworth Field, que teve lugar no Centro do país, em 1485. A morte de Ricardo colocou também fim à chamada Guerra das Rosas, com a subida ao trono dos Tudor.

Agora uma equipa de historiadores e de arqueólogos da Universidade de Leicester assegura que o esqueleto encontrado no ano passado, durante umas escavações de uma zona medieval subjacente a um parque de estacionamento, pertence mesmo a Ricardo III, disse à Reuters o coordenador do projecto, Richard Buckley.

A mesma fonte explicou que os vestígios de ADN que foram obtidos através dos ossos coincidem com o ADN da família do monarca. A BBC adianta, ainda, que os ossos revelam dez ferimentos, sendo oito deles no crânio, e que a datação de carbono permitiu situar a morte entre 1455 e 1540.

A confirmação da identidade do esqueleto tornou-se possível porque uma outra equipa de historiadores encontrou uma mulher que é descendente directa da família de Ricardo III e que cedeu uma amostra de ADN. A Universidade de Leicester já informou que os restos mortais do monarca serão sepultados na catedral da cidade.
 
 

Sugerir correcção
Comentar