Espanha informou Portugal da sua proposta de extensão da plataforma na zona das Selvagens

Foto
Ilhas Selvagens, no arquipélago da Madeira DR

Portugal foi informado previamente pelas autoridades espanholas da sua proposta de extensão da plataforma continental para zona das ilhas Selvagens, que Madrid entregou a 17 de Dezembro na Comissão de Limites da Plataforma Continental das Nações Unidas.

Naquele documento, existe uma zona de sobreposição, de cerca de 10.000 quilómetros quadrados a sudoeste da Madeira – na zona das ilhas Selvagens –, que também já foi reivindicada por Portugal em 2009.

As fronteiras marítimas entre Portugal e Espanha mantêm-se em aberto na zona das Selvagens, embora a soberania sobre aquelas ilhas do arquipélago da Madeira não esteja em causa, pois desde há muito que Espanha reconhece a sua pertença a Portugal. Contudo, esta fronteira marítima está por definir: Lisboa diz que são ilhas, Madrid alega que são rochedos. Cada um destes diferentes estatutos implica uma linha fronteira no mar distinta entre os dois países naquela zona.

A questão do estatuto das Selvagens não está directamente ligada à extensão da plataforma continental pelos dois países. Segundo a diplomacia portuguesa revelou esta segunda-feira, a sobreposição da área das propostas de Lisboa e Madrid apresentadas na ONU não tem qualquer consequência para a extensão da plataforma continental de ambos os países. As sobreposições, como acontece agora na zona das ilhas Selvagens, serão depois objecto de negociações bilaterais.

 

Sugerir correcção
Ler 99 comentários