Elevador mais rápido do mundo anda a 72 quilómetros por hora

Protótipo desenvolvido por grupo Hitachi é capaz de subir 94 andares em 43 segundos. Em 2016, um edifício chinês vai ter dois aparelhos destes.

Foto
Arranha-céus em Xangai: a China absorve 60% dos elevadores produzidos a nível mundial Reuters

A empresa japonesa Hitachi anunciou nesta segunda-feira o desenvolvimento do elevador mais rápido do mundo, capaz de subir 94 andares em apenas 43 segundos, o que equivale a uma velocidade de 72 quilómetros por hora.

O novo modelo bate assim o anterior recordista, um elevador de uma torre de Taiwan, cuja cabine alcança os 60 quilómetros por hora, referiu a Hitachi.

Para conseguir obter um aparelho mais veloz, o grupo nipónico diz ter desenvolvido um sistema com motores mais poderosos e reduziu o peso dos cabos. As técnicas de estabilização também foram optimizadas.   

Dois elevadores com o novo sistema, que ainda está em fase de protótipo, irão ser instalados num arranha-céus chinês de 530 metros com 111 andares, em 2016. O edifício terá ainda mais 95 elevadores que serão de modelos anteriores com um desempenho inferior.   

Segundo a Hitachi, a construção em força de arranha-céus na China faz com que este país alimente 60% do mercado dos elevadores.

Vários grupos industriais japoneses estão envolvidos na construção de elevadores, que deixaram de ser máquinas simples para passarem a ser tecnologia de ponta, controlada por sistemas electrónicos cada vez mais complexos.  

A Hitachi começou a produzir elevadores para arranha-céus em 1968, com uma velocidade de 18 quilómetros por hora (300 metros por minuto), para equipar uma das primeiras torres de Tóquio, no centro da capital japonesa.

Recentemente, o grupo adquiriu um arranha-céus de 213 metros para investigar e desenvolver novos elevadores.

A Toshiba e os grupos japonese Mitsubishi Electric são outros grupos empresariais também conhecidos por desenvolverem elevadores.

Sugerir correcção
Comentar