Eles fizeram uma selfie da Terra

Desafio lançado pela NASA resultou numa imagem com vários milhares de milhões de pixéis.

Foto
NASA

Os números são esmagadores. 36.422 selfies entre 50 mil enviadas a partir de 113 países foram usadas para criar uma imagem do mundo. O ponto de partida foi uma pergunta feita pela NASA - “Onde estás agora na Terra?” – e as respostas chegaram aos milhares através da hashtag #globalselfie no Twitter, Instagram, Facebook, Google+ e Flickr. O resultado: os dois lados do planeta numa imagem de 3,2 gigapixeis, onde cada selfie pode ser explorada.

O trabalho durante semanas. No passado dia 22 de Abril, Dia da Terra, foram recolhidas imagens de cada hemisfério do planeta a partir do sensor VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite) e do satélite Suomi NPP. A agência espacial norte-americana NASA lançou a questão-desafio e pediu aos interessados que respondessem através das redes sociais. O objectivo era criar uma “selfie global”, com todas as imagens recebidas e criar uma espécie de fotografia da Terra.

Um mês depois, a NASA revela o resultado. Os dois lados do mundo formados por vários milhares de fotografias, colocadas de forma a recriar todos os continentes e oceanos. O trabalho está disponível no site GigaPan, que armazena gigapans, imagens digitais com gigapixéis, ou seja vários milhares de milhões de “pontos”, do mundo.

No GigaPan, além de se poder ver a imagem é possível explorá-la, através de uma barra onde aparece cada uma das selfies enviadas. Ao escolhermos uma imagem, o sistema faz um zoom e identifica a fotografia e sua localização na “selfie global”. Para isso basta carregar em snapshots.

Esta não é a primeira iniciativa do género da NASA. Em Julho do ano passado, lançou “Terra acena a Cassini” e o resultado foram 1400 fotografias de pessoas a acenar à sonda Cassini, na altura em órbita de Saturno, a partir de mais de 40 países, arranjadas em forma de colagem, usando uma imagem do mundo como fundo. 

 

Sugerir correcção
Comentar