É possível construir robôs que percebam as nossas intenções?

Prossegue o ciclo de conferências de divulgação científica no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. Esta quinta-feira vai-se falar de robôs inteligentes.

Foto
A investigadora Estela Bicho DR

A investigadora Estela Bicho, do Departamento de Electrónica Industrial Centro Algoritmi da Universidade do Minho, é a convidada da próxima conferência Ciência Viva, intitulada Os Robôs como Assistentes Inteligentes. A palestra decorre na próxima quinta-feira, dia 26 de Novembro, a partir das 19h30.

O tema da conferência assinala a Semana Europeia da Robótica, que este ano coincide com a Semana da Ciência e da Tecnologia, explica, em comunicado, o Pavilhão do Conhecimento. E aborda a questão fundamental de saber se o facto de conseguirmos desvendar os mecanismos cerebrais que nos tornam socialmente inteligentes irá permitir, um dia, a construção de robôs que percebam as nossas intenções e nos possam ajudar de forma pró-activa.

“Estela Bicho falará do robô desenvolvido pela sua equipa para responder ao problema da interacção dos robôs com os seres humanos e que é já considerado um caso de sucesso da investigação científica e tecnológica na Europa”, salienta o mesmo documento.

A entrada nas conferências é gratuita, mediante inscrição prévia na página do Pavilhão do Conhecimento — Ciência Viva. A palestra de Estela Bicho será também emitida em streaming.

Quanto à conferência seguinte — que será a já habitual Conferência de Natal Ciência Viva —, está programada para o próximo dia 21 de Dezembro e decorrerá  pelas 21h no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. O convidado é o paleontólogo Octávio Mateus, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, e a palestra intitula-se Na Peugada dos Dinossauros.

Sugerir correcção
Comentar