Dedos enrugam-se na água para agarrar melhor objectos submersos

Cientistas mostraram que os dedos cheios de rugas ajudam a transportar objectos que estão molhados.

Para ficarem com os dedos enrugados, os participantes tiveram de mergulhá-los durante meia hora Rui Gaudêncio (Arquivo)

Cientistas desfizeram o mito dos dedos enrugados na água: não ficam assim por absorverem a água, mas porque os vasos sanguíneos se contraem por indicação do sistema nervoso, para que se agarrem melhor os objectos molhados ou submersos. A conclusão é de um estudo publicado na revista britânica Biology Letters.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, verificou que objectos molhados ou submersos são agarrados mais depressa quando os dedos das mãos estão enrugados. <_o3a_p>

Os cientistas recorreram a 20 voluntários, entre os 21 e os 34 anos, aos quais foi pedido para mexerem, com os dedos das mãos previamente secos e lisos ou então molhados e enrugados, em objectos colocados em recipientes com água.

Os participantes tiveram de passar os objectos de um recipiente para outro através de um pequeno orifício. Os que tinham dedos enrugados completaram a tarefa mais rapidamente do que os que tinham os dedos lisos e secos. <_o3a_p>

Os investigadores concluíram ainda que não havia qualquer vantagem em mover objectos secos com dedos enrugados. <_o3a_p>

Para ficar com os dedos enrugados, uma parte do grupo de participantes no estudo esteve com as mãos debaixo de água durante 30 minutos.