Crato visita Brasil para favorecer contacto mais directo entre centros de investigação

O ministro da Educação e Ciência inicia nesta segunda-feira uma visita ao Brasil para melhorar ligações entre centros de investigação dos dois países. Na quarta-feira, será assinado um protocolo que visa o reconhecimento de diplomas do ensino superior.

Foto
O ministro vai estar em três cidades brasileiras Miguel Manso (arquivo)

O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, inicia esta segunda-feira uma visita ao Brasil que visa “favorecer um contacto mais directo entre os centros de investigação portugueses e brasileiros” de universidades e empresas.

Nuno Crato está esta segunda-feira  no Rio de Janeiro e deslocar-se-á também a São Paulo e a Brasília, onde, com o seu homólogo brasileiro, Aloizio Mercadante, assiste à assinatura de um protocolo entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) para o reconhecimento e validação de diplomas de ensino superior. Em declarações à Lusa, Nuno Crato sublinhou que a viagem ao Brasil é a convite do seu homólogo, durante a qual irá visitar centros de pesquisa no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Na terça-feira, Nuno Crato e a comitiva, que inclui empresários e representantes de universidades, visitarão um parque tecnológico, vão reunir-se em São Paulo com o prefeito, Fernando Haddad, ex-ministro da educação do Brasil.

Em Brasília, na quarta-feira, Crato reunir-se-á com Mercandante e com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e assistirá à assinatura do protocolo entre o CRUP e a ANDIFES. “Um reconhecimento que queremos tão automático quanto possível”, disse à Lusa o ministro português, que garantiu que os dois Governos querem “incentivar e apoiar” este acordo. Outro acordo será assinado entre o Conselho Coordenador de Institutos Politécnicos Portugueses (CCISP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do programa brasileiro Ciência sem Fronteiras, e refere-se a um programa de trabalho para pós-licenciados.

Durante esta visita será também lançado o primeiro concurso no âmbito de um protocolo com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), localizado em Braga. “É um concurso para pesquisadores brasileiros utilizarem as instalações do INL e colaborarem em projectos do laboratório, financiados pelo Governo brasileiro”, explicou Crato.

Segundo o ministro, este é “um primeiro passo numa colaboração mais profunda”, tanto mais, adiantou, que há o interesse por parte do Brasil em ser membro de pleno direito do INL, o que é acolhido favoravelmente pelos Governos de Espanha e Portugal. “Tanto eu como o ministro brasileiro e o ministro espanhol, queremos que o Brasil tenha um papel mais destacado e este é um primeiro passo”, que “acolhemos de braços abertos”, disse Crato. O Brasil deverá ser, inicialmente, membro observador, e, mais tarde, membro de pleno direito, esclareceu o ministro. Com o ministro da Educação do Brasil, Nuno Crato afirmou que irá também discutir a possibilidade de os estudantes brasileiros, já licenciados, virem para Portugal, no âmbito do programa Ciência sem Fronteira”.

O Acordo Ortográfico não está nas agendas dos dois ministros, “sendo um assunto sobretudo da área dos Negócios Estrangeiros”, disse Crato.

Integram a delegação do ministro da Educação e Ciência o presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Miguel Seabra, e ainda responsáveis de 13 instituições, entidades e empresas, com o intuito de reforçar laços de cooperação científica e tecnológica com parceiros brasileiros nas suas áreas.
 

Sugerir correcção
Comentar