Cavaco Silva recebeu Nuno Crato para falar de financiamento da ciência

Reunião iniciou-se às 16h30, mas só foi divulgada publicamente depois de terminar. Desconhece-se quem pediu o encontro.

Foto
Cavaco Silva ouviu Nuno Crato em Belém Rui Gaudêncio (arquivo)

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recebeu nesta segunda-feira em audiência o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato. O tema central da reunião foi "a nova orientação da política de financiamento da ciência", disse à Lusa fonte oficial de Belém.

A audiência no Palácio de Belém teve lugar às 16h30, mas a informação da reunião entre Cavaco Silva e Nuno Crato só foi divulgada no site da Presidência depois do encontro, sem esclarecer quem o pediu.


Fonte oficial de Belém disse à agência Lusa que o tema central da reunião foi "a nova orientação da política de financiamento da ciência".

A política científica portuguesa do actual Governo tem tido muita visibilidade, desde que, em meados de Janeiro, foram divulgados os resultados das bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento, atribuídas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), tutelada por Nuno Crato. Os resultados surpreenderam pelos cortes que representaram nas bolsas face ao ano anterior.

Muitas vozes críticas surgiram desde então na comunidade científica e o ministro da Educação e Ciência, a secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira, e o presidente da FCT, Miguel Seabra, tiveram de ir ao Parlamento explicar as suas opções. Na semana passada, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, justificou os cortes nas bolsas com a necessidade de uma mudança de "filosofia das políticas públicas que estavam a ser executadas".
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar