Caracol-do-mar “hardcore” ganha nome do vocalista dos Clash

Espinhos na concha e ambiente extremo fazem com que nova espécie de gastrópode fique o apelido de Joe Strummer.

Foto
Alviniconcha strummeri é uma nova espécie de caracol-de-mar DR

A cada um a sua tribo. O aspecto e a resistência de uma nova espécie de caracol-do-mar, que vive nas profundezas do oceano Pacífico, em fontes hidrotermais, fez com que recebesse o nome de Alviniconcha strummeri, numa homenagem a Joe Strummer, o vocalista da famosa banda londrina de punk The Clash. A descoberta veio descrita num artigo recente da revista científica Systematics and Biodiversity.

O nome dá destaque à natureza hardcore dos caracóis-do-mar [do género] Alviniconcha, que habitam os micro-habitats mais quentes e mais acídicos das fontes hidrotermais Indo-Pacíficas”, lê-se no artigo de Shannon Johnson, do Instituto de Investigação Aquário Monterey Bay, na Califórnia, e assinado por mais colegas. “O nome também tem em conta a superfície das conchas [do género] Alviniconcha: o periostracum [superfície da concha] espinhoso parece-se com a moda [do cabelo] das bandas de punk-rock.”

A Alviniconcha strummeri é uma das cinco espécies descritas neste artigo. Os exemplares usados para definir as espécies já eram conhecidos. Antes, pensava-se que eles pertenciam todos à mesma espécie. Mas o estudo genético que agora foi feito permitiu distinguir as cinco espécies de Alviniconcha, que povoam fontes hidrotermais na parte mais ocidental do Pacífico e na zona já perto do oceano Índico.

A Alviniconcha strummeri vive a 1825 metros de profundidade na bacia oceânica de Lau, a Leste das ilhas Fiji. Shannon Johnson diz que que quando falava sobre estes caracóis-do-mar às crianças, em vez de usar o jargão científico para explicar a anatomia destes gastrópodes, chamava-lhes simplesmente de “caracóis punk”.

“Toda a sua concha está coberta de espinhos”, explica a investigadora, citada pela NPR. “E depois os espinhos estão cobertos por bactérias brancas felpudas.” Por isso, o nome do intérprete da música London Calling assenta que nem uma luva a este caracol.

Os Clash foram uma das mais importantes bandas de punk. Estiveram no activo entre 1976 e 1986. Joe Strummer morreu em 2002.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários