Calças mais antigas do mundo descobertas na China

Peça de roupa em lã tem cerca de 3000 anos.

Foto
As calças são mais largas nas virilhas para andar a cavalo Instituto Alemão de Arqueologia/Mayke Wagner

Um grupo de investigadores alemães encontrou durante escavações no cemitério de Yanghay, na bacia do rio Tarim, no Oeste da China, umas calças com cerca de 3000 anos. Apesar da idade, as calças estão longe de estar fora de moda: são largas na zona das virilhas, o que as torna semelhantes aos modelos actualmente utilizados.

“São muito parecidas com as actuais, tanto na forma como na costura”, consideraram os responsáveis da investigação Ulrike Beck e Mayke Wagner, do Instituto Alemão de Arqueologia, citados pelo diário espanhol El País.

De acordo com o arqueólogo Mayke Wagner, em declarações à revista NewScientist, a criação desta peça, que terá sido utilizada pelos pastores nómadas da Ásia Central, deve ter ocorrido para ser mais fácil andar a cavalo. “Durante os movimentos normais, as partes internas das pernas, das virilhas e a parte inferior do abdómen não estão expostas à fricção durante um longo período de tempo. Isso só se torna um problema quando se monta a cavalo todos os dias”, realçou o arqueólogo alemão.

As calças são cosidas a partir de três peças de lã castanhas, uma para cada perna e outra para a zona das virilhas. Para Abby Lillethun, da Universidade de Montclair, nos Estados Unidos,, citada pela NewScientist, “a surpresa destas calças é o tecido utilizado nas virilhas, que fornece aspectos funcionais de protecção e também cobre a parte interna da coxa, o que garante uma maior comodidade a quem anda a cavalo”.

 As calças têm ainda motivos decorativos, que segundo Mayke Wagner, demonstra que os pastores se preocupavam não só com a “função” da peça, como também com o “estilo e a aparência”.

Apesar de ser pouco habitual que tecidos sobrevivam tantos anos, sem entrarem em decomposição, os investigadores alemães acreditam que o clima seco e quente do Verão ajudou a preservar os cadáveres, as roupas e outros materiais orgânicos encontrados em torno do rio Tarim. Desde o início da década de 1970 já foram escavados naquele local mais de 500 túmulos.

Os responsáveis pelas escavações, que publicaram o estudo na revista Quaternary Internacional, não conseguiram concluir se as calças foram inventadas naquele local e depois se espalharam para outras áreas ou se, pelo contrário, surgiram em diferentes lugares do globo em épocas independentes.


Sugerir correcção
Comentar