Astronautas deitam a língua de fora em homenagem a Einstein

Brincadeira aconteceu quando um cargueiro espacial chamado Albert Einstein deixava a Estação Espacial Internacional.

Os actuais habitantes da Estação Espacial Internacional
Fotogaleria
Os actuais habitantes da Estação Espacial Internacional ESA/NASA
Fotogaleria
A famosa fotografia de Einstein DR

Os seis astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional não resistiram a imitar uma das poses fotográficas mais famosas de Einstein, e eis que deitaram as línguas de fora. Com esta brincadeira, quiseram prestar homenagem ao físico, à medida que um cargueiro, apropriadamente chamado Albert Einstein, abandonava esta semana a estação espacial.

Antes de mais, a história de uma das fotografias mais famosas. Tirada a 14 de Março de 1951, quando Einstein comemorava 72 anos, nada nela foi encenado. Nascido na cidade de Ulm, na Alemanha, o físico tinha ido à noite festejar o aniversário no Princeton Club, em Princeton, a cidade onde vivia nos Estados Unidos. No fim da festa, um amigo ofereceu-se para o levar a casa, contou a revista portuguesa de fotografia Nova Imagem, em 1983, que a publicou na série Fotos que ficaram na história.

À porta do clube, um batalhão de jornalistas esperava Einstein. Já famosíssimo pelo desenvolvimento da teoria da relatividade (restrita, de 1905, e geral, de 1915), era uma atracção onde quer que fosse. “Para ‘bater uma última chapa’, Arthur Sasse, da International News Photos, deixou que os colegas passassem à frente e, quando Einstein já estava sentando no interior do automóvel, com a porta aberta, gritou: ‘Ei, professor, sorria para a sua foto de aniversário, sim?’”, relatava a revista. “Num relâmpago, Einstein virou-se para ele — e mostrou-lhe a língua. A máquina disparou e o carro partiu…”

Os colegas de Arthur Sasse nunca pensaram que a foto fosse publicada e, na verdade, essa decisão não foi pacífica. O certo é que ela capta na perfeição a faceta divertida do físico, que, de resto, adorou a fotografia. Andy Warhol usou-a como modelo para pintar Einstein em 1980, evidenciando o estatuto do físico como estrela da cultura pop.

Voltando aos seis astronautas no espaço, o cargueiro espacial, ou veículo automático de transferência (ATV, na sigla em inglês), é um contributo da Agência Espacial Europeia para a Estação Espacial Internacional (ISS). Através desse cargueiro, chegam lá acima os abastecimentos necessários e, a partir desse momento, passa a servir de caixote de lixo. Ao separar-se da estação, reentra na atmosfera da Terra, onde arde com o lixo produzido a bordo da estação espacial. E outro ATV se seguirá.

No caso do veículo Albert Einstein, a separação da ISS aconteceu a 28 de Outubro e a manobra de reentrada na atmosfera está prevista para o próximo sábado, 2 de Novembro. Desintegrar-se-á então sobre o Pacífico.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar