ABIC convoca protesto devido a mudanças na candidatura a bolsas de investigação

Fundação para a Ciência e a Tecnologia abriu esta semana as candidaturas para bolsas de doutoramento e pós-doutoramento. Novos critérios do concurso estão a ser criticados.

Foto
A FCT tem sido criticada pelo atraso na abertura dos concursos para bolsas Miguel Manso

Depois da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ter aberto esta semana as candidaturas para bolsas individuais de doutoramento e de pós-doutoramento, a Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) convocou um protesto para sexta devido às mudanças nos critérios do concurso.

“Entre as medidas, encontram-se a obrigatoriedade da detenção até ao fim do período de candidatura de um mestrado, para as candidaturas a bolsa de doutoramento, e do grau de doutor, para as de pós-doutoramento. Esta política afasta muitos potenciais candidatos que teriam que sobreviver durante mais de um ano (entre a conferência do grau e o início da bolsa) sem qualquer rendimento”, explica a ABIC em comunicado.

O protesto está marcado para 2 de Agosto, às 15h30, em frente à sede da fundação, em Lisboa. A FCT já tinha sido alvo de outro protesto neste mês e de um abaixo-assinado devido aos atrasos dos lançamentos destes concursos que estavam originalmente anunciados para o mês de Junho. A ABIC critica ainda “não se conhecerem os aspectos centrais do guião de candidatura, nem os painéis de avaliação”, o que provoca dúvidas relativamente ao processo de avaliação.

O período de apresentação de candidaturas para as bolsas individuais de doutoramento e de pós-doutoramento decorre entre 29 de Julho e as 17h00 de 19 de Setembro. As candidaturas para Investigador FCT também estão abertas, o prazo termina às 17h00 de 10 de Setembro.
 
 

Sugerir correcção
Comentar