A Lua eclipsou-se ao amanhecer desta terça-feira

Os Açores e a Madeira serão o melhor local para se ver este eclipse.

Foto
Quem estiver nas ilhas terá mais tempo para observar o fenómeno astronómico Joe Raedle/Getty Images/AFP

A ilha das Flores, no arquipélago dos Açores, foi o melhor local para se observar o eclipse lunar na madrugada desta terça-feira, 15 de Abril. Em Lisboa, a Lua entra na sombra da Terra às 6h58, apenas seis minutos antes de o satélite da Terra se pôr.

O eclipse da Lua é um fenómeno astronómico que acontece quando a Terra se coloca exactamente entre a Lua e o Sol, sendo o nosso satélite natural apanhado pela sombra da Terra. O fenómeno completo, entre a Lua entrar na penumbra da Terra, atravessar a sua sombra e sair pelo outro lado, pode durar até quatro horas. É um fenómeno longo e, por isso, é normalmente observado em vastas regiões do globo, ao contrário do eclipse do Sol.

Para azar de quem estava em Portugal continental, e no resto da Europa, este eclipse da Lua vai começar ou já perto do seu ocaso ou quando a Lua já se pôs. Assim e de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, na capital e no resto de Portugal continental, a Lua entrou na penumbra da Terra às 5h52 de dia 15 de Abril, nesta terça-feira, depois entra na sombra da Terra às 6h58. Mas como o Sol nasce às 7h01 e a Lua se põe às 7h04, não haverá tempo de chegar ao eclipse total da Lua.

No meio do oceano Atlântico, houve mais tempo para ver o eclipse. Na Madeira, a hora de início do fenómeno é a mesma, mas como a Lua só se vai pôr às 7h42, há mais tempo para o observar. No entanto, é nas Flores, a ilha mais ocidental do arquipélago dos Açores, que se poderá ver o eclipse durante mais tempo. Aqui, a Lua entra na penumbra da Terra às 4h52 e entrar na sombra da Terra às 5h58, com o início do eclipse total será às 7h06. O Sol nasce às 7h28 e a Lua põe-se às 7h33, ainda antes de o eclipse terminar. O eclipse total também pôde ser visto nas outras ilhas dos Açores, mas durante menos tempo, já que a hora do ocaso da Lua é anterior à hora do seu ocaso nas Flores.

No resto do mundo, o fenómeno astronómico foi observado a partir do Leste da Ásia, na Oceânia, na América do Norte, na América do Sul, na Antártica, na África Ocidental, no extremo da Europa Ocidental, no oceano Pacífico e no oceano Atlântico.
 

Notícia corrigida: o eclipse ocorreu na madrugada de terça-feira, dia 15, e não na madrugada de quarta-feira.

Sugerir correcção
Comentar