A Inglaterra da seca prepara-se agora para chuvas torrenciais e inundações

De momento estão accionados 34 alertas, onde há a possibilidade de inundações Brian Snyder/Reuters

Primeiro, a seca obrigou 20 milhões de pessoas em Inglaterra a restringir os consumos de água. Agora, a Agência do Ambiente britânica lança 34 alertas para chuvas torrenciais e inundações.

“Abril tem sido um mês muito instável e parece que vai terminar em tempestade na metade Sul do Reino Unido”, diz o Instituto de Meteorologia britânico, o Met Office, em comunicado.

No domingo, o Reino Unido deve esperar chuva e ventos fortes. “A precipitação forte pode causar inundações e as rajadas de vento podem tornar as viagens mais difíceis”, adverte Dan Suri, responsável pelo departamento de previsões meteorológicas do Met Office.

A Agência do Ambiente britânica “está a avisar as pessoas para estarem alerta para perturbações devido a inundações no domingo”, diz em comunicado. “Tendo em conta o tempo muito chuvoso, os técnicos da agência estão a monitorizar os níveis dos rios, a verificar barreiras e defesas e a remover quaisquer bloqueios que possam aumentar os riscos de inundações.”

De momento, estão accionados 34 alertas (nível laranja, onde há a possibilidade de inundações) e 13 avisos (nível vermelho, onde são esperadas inundações, o que exige uma acção imediata).

A 16 de Abril, esta mesma agência emitiu um comunicado sobre o estado de seca que afecta o Reino Unido, aconselhando as pessoas a pouparem água. A falta de chuva já causou problemas na agricultura e nos ecossistemas e vários rios estão secos.

Ainda assim, a secretária britânica do Ambiente, Caroline Spelman, disse nesta quinta-feira que esta chuva não vai acabar com a situação de seca – especialmente depois de dois Invernos anormalmente secos consecutivos – e garantiu aos deputados que o Governo está bem preparado para a seca deste Verão, “já prevista”, noticiou o jornal The Guardian.

Anteriormente, a Agência do Ambiente alertou para o risco de inundações depois de uma seca, especialmente porque os solos secos e compactados não conseguem absorver tão depressa a água das chuvas.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues