A cápsula Dragon foi recuperada no Pacífico

A cápsula Dragon a flutuar no oceano à espera de ser recuperada SpaceX

Eram 16h42 da tarde desta quinta-feira em Lisboa quando a cápsula Dragon, após a sua missão de transporte de carga para a Estação Espacial Internacional (ISS), caiu no Oceano Pacífico.

A seguir, a cápsula foi recuperada e está a ser transportada de barco para Los Angeles, onde deverá chegar nos próximos dias, segundo a agência AFP. Segundo um comunicado da agência espacial norte-americana NASA, uma parte da carga que a Dragon trouxe de volta da ISS será enviada para a NASA, enquanto a cápsula será preparada para o seu regresso às instalações de testes no Texas da sua proprietária, a empresa norte-americana SpaceX.

O sucesso desta missão experimental de transporte de carga para a ISS – a primeira ida e volta de sempre realizada por um foguetão e uma cápsula comerciais após a “reforma” dos vaivéns da NASA – foi total. E abre a via, já a partir de Setembro, ao primeiro dos 12 voos comerciais de transporte de carga para a ISS que, ao longo de quatro anos, estão previstos no contrato de 1600 milhões de dólares que a SpaceX assinou com a NASA em 2011.

Recorde-se que um foguetão Falcon 9 da SpaceX, lançado de Cabo Canaveral, na Florida, a 22 de Maio, colocou a cápsula Dragon em órbita, tendo esta iniciado então a sua aproximação à ISS e completado a acoplagem à estação, no passado dia 25, graças ao seu braço robotizado do módulo Harmony. A cápsula levava mais de 500 quilos de carga e regressou com mais de 600.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues