Cidadania

Todos os tópicos

  • Nada é mais perigoso para a globalização do que o enorme défice de governação – a disparidade perigosa entre o âmbito nacional da responsabilidade política e a natureza global dos mercados de bens, capitais e muitos serviços – que se acentuou nas últimas décadas. Quando os mercados transcendem a regulamentação nacional, tal como acontece actualmente com a globalização financeira, o resultado traduz-se em deficiências de mercado, em instabilidade e em situações de crise. Mas impor a actividade de regulamentação a sistemas de administração supranacionais, como a Organização Mundial do Comércio ou a Comissão Europeia, poderá resultar em défice democrático e em perda de legitimidade.

  • Com Ana Henriques, Andrea Cruz, Carlos Dias, Filipa Dias Mendes, Graça Barbosa Ribeiro, Idálio Revez, Isabel Van Zeller, João Pedro Pincha, Luciano Alvarez, Maria João Guimarães, Maria José Santana, Mariana Oliveira, Pedro Nunes Rodrigues, Sandra Rodrigues, Tolentino de Nóbrega

  • Portugal é o país europeu que menos quer saber de cidadania europeia, diz o Eurobarómetro de Bruxelas. Dos inquiridos, 40% dos portugueses afirmam não se sentirem europeus.