Banco de Desenvolvimento Africano e WWF criam plataforma contra o tráfico de animais
Plano de acção com dez pontos defende mais investimento e mais colaboração contra a actividade ilegal.
Por Rita da Nova
Plano de acção com dez pontos defende mais investimento e mais colaboração contra a actividade ilegal.
Por Rita da Nova
Plano de acção com dez pontos defende mais investimento e mais colaboração contra a actividade ilegal.
Por PÚBLICO e Agências
Foram jugados à revelia mas apareceram no tribunal de Paris para ouvir a sentença: dois anos de prisão.
Por Lusa e PÚBLICO
Seis meses depois da matança de mais de 300 elefantes por caçadores furtivos num parque nacional dos Camarões, o Governo daquele país anunciou a contratação de 2500 rangers nos próximos cinco anos.
Por Marco Vaza (Londres)
Sabia que 5% dos atletas da Eritreia que participaram nos Jogos Olímpicos ganharam medalhas? Ou que a Namíbia tem uma medalha por cada oito dos seus participantes nos Jogos?
Por Helena Geraldes
Caçadores furtivos fortemente armados abateram, em dois meses, cerca de 500 elefantes dentro do Parque Nacional Bouba Ndjida, nos Camarões, perto da fronteira com o Chade. A organização IFAW acredita que o número aumentará porque continuam a ouvir-se disparos na zona.
Por PÚBLICO
As autoridades nigerianas detiveram mais de 200 pessoas suspeitas de envolvimento nos atentados à bomba e ataques armados da semana passada contra comunidades cristãs na cidade de Kano, especificando que a maioria são “mercenários” oriundos do Chade.
Por AFP
França
Foi Paris a assumir nas primeiras horas o protagonismo das operações. Tem ao seu dispor uma centena de aviões de combate Rafale e Mirage e aviões de patrulha Awacs, que poderão ser reabastecidos em bases na Córsega e no Chade. Junto à costa líbia está um porta-helicópteros, a que se juntará em breve o porta-aviões Charles de Gaulle.
Com o Atlântico mais patrulhado do que nunca, os traficantes desbravam novos caminhos para a Europa. Abriram uma variante na África Ocidental, a sub-rota Sahel - referente à região entre as terras desérticas e as terras férteis, o corredor que inclui o Senegal, a Mauritânia, o Mali, o Burkina Faso, o Níger, a Nigéria, o Chade, o Sudão, a Etiópia, a Eritreia, o Djibouti e a Somália.
Por Rita Siza
Uma epidemia de cólera matou mais de 1500 pessoas e infectou quase 40 mil na Nigéria desde o início deste ano, já alastrou para o Benin e está a pôr em risco os Camarões, Chade e Níger, alertou a ONU.
Por Agências
A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, pediu hoje ao Chade que cumpra as suas obrigações legais, como signatário do Tribunal Penal Internacional (TPI), e prenda o Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, contra o qual existe um mandado de captura.
Para continuar a ler, faça login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
Para continuar a ler, digite o número de telefone e pin que recebeu.
Aceda ao Arquivo do Público
Ligue 760 10 50 21* > 0,60€ + iva
Consulte o Arquivo do Público e tenha acesso a todos os jornais e suplementos desde Fevereiro de 2001.
* Número válido apenas para Portugal. Custo da chamada €0,60 + IVA. Esta subscrição é válida por 24 horas; Cada PIN fornecido permitirá o acesso a 3 edições do arquivo e respectivos suplementos.
Os assinantes Público apenas têm acesso às edições do arquivo em formato PDF dos últimos 30 dias.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
