Células estaminais

Todos os tópicos

  • Encerrado em Setembro, por aí terem sido detectadas irregularidades, o Lusocord vai ser reactivado numa parceria do Instituto do Sangue com o Hospital de S. João.

  • O britânico John Gurdon e o japonês Shinya Yamanaka ganharam o Nobel da Medicina de 2012 pela descoberta de que as células adultas, já especializadas num órgão, podem ser reprogramadas para voltar a um passado em que têm as características das células estaminais dos embriões. E, a partir daí, conseguem voltar a originar todos os tecidos do organismo. O anúncio foi feito esta manhã pela Assembleia Nobel do Instituto Karolinska, na Suécia.

  • Três equipas de cientistas de vários países revelaram novas provas, em experiências em ratinhos, da existência das controversas células estaminais cancerígenas e dizem que elas são as sementes dos cancros: originam todas as células malignas, suportam o crescimento dos tumores, criam as metástases e, como se não bastasse, resistem aos tratamentos convencionais. Publicados esta semana para diferentes tipos de cancro, dois dos trabalhos surgem na revista Nature e o terceiro na Science.

  • O Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (ICAP) considera que a campanha publicitária da empresa Crioestaminal, difundida na televisão em Maio, viola o código da publicidade, segundo a deliberação do regulador.

  • Depois de o deputado do Bloco de Esquerda João Semedo ter exigido junto do Instituto Português do Sangue e Transplantação a suspensão imediata de um anúncio da Crioestaminal em que uma criança aparece a perguntar aos progenitores se tinham guardado as suas células estaminais, a empresa anunciou, em nota informativa, que já tinha decidido cancelar na sexta-feira o filme publicitário que tantas críticas suscitou, “a pedido de muitos Pais e Mães”.