Cazaquistão

Todos os tópicos

  • Com 18 anos, Cristiano Ronaldo era um miúdo tímido, quando se apresentou para o seu primeiro estágio na selecção, em Agosto de 2003. O então avançado do Manchester United integrava um grupo com estrelas como Figo, Pauleta, Deco, Couto ou Rui Costa, este último seria quem lhe cederia o lugar no primeiro jogo, contra o Cazaquistão, aos 46 minutos. Passaram nove anos desse particular com o Cazaquistão e Ronaldo, lançado então por Scolari, passou a CR7, a timidez deu lugar à vanglória de líder, o jogador-promessa é agora um dos melhores do mundo e luta pela Bola de Ouro, a segunda da sua carreira. Hoje, com a Irlanda do Norte, Ronaldo faz o jogo 100 pela selecção.

  • A piscina do Centro Aquático de Londres foi o epicentro do domínio dos EUA nos Jogos Olímpicos de 2012. Com um total de 31 medalhas, 16 das quais de ouro, os nadadores norte-americanos contribuíram de forma decisiva para o triunfo do seu país no medalheiro final. O atletismo, com 29 medalhas (nove de ouro) e a ginástica artística, com seis (três de ouro), foram as outras grandes modalidades da maior potência olímpica em 2012.

  • As provas arqueológicas mais antigas de cavalos domesticados têm 5500 anos e ficam no Norte do Cazaquistão. Apesar disso, ainda não tinha sido demonstrado onde é que o cavalo foi domesticado pela primeira vez. Um novo estudo, publicado nesta segunda-feira na revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences, indica que este processo aconteceu na região das estepes entre o Noroeste do Cazaquistão e a Ucrânia.