Ambientalistas dizem que Estado vai falhar medidas da UNESCO para Foz Tua
Cumprir as medidas adicionais exigidas sairá mais caro do que parar a construção da barragem, dizem em comunicado.
Por Lusa
Cumprir as medidas adicionais exigidas sairá mais caro do que parar a construção da barragem, dizem em comunicado.
Por Lusa
Cumprir as medidas adicionais exigidas sairá mais caro do que parar a construção da barragem, dizem em comunicado.
Por PÚBLICO
Cacique Raoni esteve no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, e alertou os eurodeputados para o polémico projecto da Barragem de Belo Monte.
Por Paulo Moura
Hoje é evidente que as consequências da grande barragem Three Gorges, a nova accionista da EDP, estão fora de controlo. Os ecossistemas da região foram destruídos, por todo o lado, há desabamentos de terras, sismos e inundações
Por Lusa
A importação de electricidade duplicou nos primeiros nove meses do ano, em relação ao período homólogo, compensando a queda na produção hídrica, com as barragens portuguesas a responderem apenas a 8% do consumo nacional.
Portaria foi assinada dias depois da deslocação ao Douro da missão de inspecção do Comité do Património Mundial. Ambientalistas alertam a UNESCO de que está a ser enganada pelas autoridades.
Por Lusa e PÚBLICO
Cinco associações de defesa do Ambiente acusam o Governo de agravar “inutilmente” os custos da electricidade para os cidadãos em 138 milhões de euros por ano, em “exclusivo benefício das empresas eléctricas”.
Por Lusa
A seca provocou uma quebra de 63% na produção de electricidade a partir das barragens, nos sete primeiros meses do ano, face ao período homólogo de 2011, conduzindo a um “enorme aumento” do recurso ao carvão.
Por Inês Sequeira
A EDP vai investir cerca de 2,1 mil milhões de euros por ano na expansão da capacidade instalada entre 2012 e 2015, com destaque para parques eólicos e barragens, anunciou hoje o grupo.
Por Inês Sequeira
O regresso da chuva está a ser para já insuficiente para atenuar os efeitos da falta de água nas barragens, que nesta altura do ano estão a registar níveis abaixo do normal. Esta falta de recursos para produção hídrica, que entre Janeiro e Março caiu 75,9% e continuou abaixo dos mínimos dos últimos 10 anos, de acordo com os números da REN (Rede Eléctrica Nacional), está a ter como principal contrapartida um forte aumento dos megawatts comprados a Espanha.
Por AFP
Cinco novas barragens vão mesmo ser construídas na Patagónia, depois de o Supremo Tribunal chileno ter validado nesta quarta-feira este mega-projecto que causou violentos protestos no ano passado.
Para continuar a ler, faço login ou assine já.
Para usufruir de uma assinatura diária e ter acesso a todos os conteúdos exclusivos durante o dia de hoje.
Tome nota do código e introduza-o no campo ao lado para iniciar a sessão.
Para guardar o artigo, inicie sessão ou registe-te já

Registe-se no Público para guardar quantos artigos quiser para ler mais tarde, participar dos inquéritos, tornar-se um moderador de comentários e muito mais.
