O número de vítimas dos dois sismos que abalaram o noroeste do Irão no sábado voltou a subir: pelo menos 306 pessoas morreram e 3037 ficaram feridas, segundo o balanço feito nesta segunda-feira pelo ministro da Saúde. Agora que terminaram as buscas, as autoridades concentram esforços no socorro às populações afectadas.

  • O número de vítimas dos dois sismos que abalaram o noroeste do Irão no sábado voltou a subir: pelo menos 306 pessoas morreram e 3037 ficaram feridas, segundo o balanço feito nesta segunda-feira pelo ministro da Saúde. Agora que terminaram as buscas, as autoridades concentram esforços no socorro às populações afectadas.

  • Durante décadas, o número 51 da Avenue d’Iéna foi uma morada de referência para quem, vivendo em Paris, se interessava pela cultura portuguesa. Era aí, na antiga casa do milionário de origem arménia Calouste Gulbenkian, que funcionava a delegação da Fundação Gulbenkian. A partir de hoje esta tem uma nova morada: o número 39 do Boulevard de la Tour Maubourg.

  • Yura Movsisyan nasceu em Baku em 1987, quando o Azerbaijão ainda fazia parte da União Soviética. Poucos anos depois, ele e a família conseguiram asilo em Los Angeles, nos Estados Unidos, juntando-se a uma larga comunidade arménia: aí, viria a optar pela dupla nacionalidade, americana e arménia. Movsisyan começou a jogar futebol na escola, em Pasadena, antes de ser descoberto por olheiros no superdraft de 2006 para a Major Soccer League. Deu nas vistas nesse dia e foi escolhido para integrar a liga norte-americana. Hoje é ele quem lidera a selecção da Arménia e o sonho da qualificação para o Euro 2012.

  • Há evidências que o Homem já produzia vinho há oito mil anos, mas os equipamentos de produção vinícola mais antigos que se conheciam tinham apenas cinco mil. Agora, uma equipa de arqueólogos descobriu numa gruta no Sul da Arménia vestígios arqueológicos de uma adega com mais de seis mil anos de idade.