Alexander Lukashenko

Todos os tópicos

A Bielorrússia anunciou nesta quarta-feira que chamou todos os funcionários da sua embaixada na Suécia para regressarem ao país, depois do caso dos ursos de peluche que deteriorou as relações diplomáticas entre os dois países.

  • A Bielorrússia anunciou nesta quarta-feira que chamou todos os funcionários da sua embaixada na Suécia para regressarem ao país, depois do caso dos ursos de peluche que deteriorou as relações diplomáticas entre os dois países.

  • Os bonecos chegaram de pára-quedas e traziam cartazes a defender a liberdade de expressão. O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, não gostou do desafio e demitiu dois chefes militares.

  • A UE acordou hoje suspender durante seis meses a proibição de entrada no seu território do Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, e de outros funcionários do regime, avançaram fontes diplomáticas.

  • As autoridades bielorrussas declararam hoje que não vão ceder às “chantagens” e à “pressão política” de Otava que pede a libertação de um jornalista canadiano detido durante as manifestações contra o regime do Presidente Alexander Lukashenko, em Minsk.

  • O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, cuja reeleição no passado dia 19 para um terceiro mandato consecutivo motivou uma vaga de protestos da oposição, decidiu ontem adiar, sem explicações, a tomada de posse, apesar de ter decretado o termo de "todas as batalhas políticas" no país.

  • Mais de mil manifestantes bielorussos envolveram-se em confrontos com a polícia e conseguiram romper um cordão policial, tudo para cumprir a sua intenção: sob gritos de "Vergonha!" e "Viva a Bielorússia!", marchar até à Praça de Outubro, em Minsk, para contestar a reeleição do Presidente Alexander Lukashenko.

  • Catorze membros da União Europeia (UE) aprovaram a rejeição de visto às autoridades da Bielorrússia. A excepção foi Portugal. Devido a acusações de abuso de direitos humanos, o Presidente Alexander Lukashenko e outros sete ministros bielorrussos não obterão visto para se deslocarem ao espaço europeu.