• Barthoven, o primeiro bar de música clássica de Lisboa
  • E se para comprares um disco externo pagasses direitos de autor?
  • Lingerie sexy para ela

Internet

Youtube faz experiências em 3D

30.07.2009 - 15:37 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A ideia de fabricar vídeos 3D abre a possibilidade de um futuro muito interessante para o popular site A ideia de fabricar vídeos 3D abre a possibilidade de um futuro muito interessante para o popular site (Mario Anzuoni/Reuters)
O Youtube começou a disponibilizar vídeos com efeitos 3D e, para encorajar os utilizadores que poderão não estar familiarizados com este tipo de tecnologia, o popular site de partilha de vídeos está a dinamizar um fórum, onde se explica como se podem produzir imagens a três dimensões, e publicou um vídeo a incentivar os internautas a aderirem à experiência.

A ideia de fabricar vídeos 3D abre a possibilidade de um futuro muito interessante para o popular site que depende dos conteúdos lá colocados pelos internautas. Este projecto foi desenvolvido por um funcionário do Youtube – detido pela Google – conhecido por “YouTube Pete”, durante o período de tempo que os trabalhadores do gigante da informática têm à sua disposição para se dedicarem aos seus projectos individuais (o chamado 20% project time).

Como fazer então para gravar um vídeo em formato 3D? Aqui vão as explicações para os iniciados: são precisas duas câmaras colocadas lado-a-lado (a distância entre as duas câmaras deve ser semelhante à distância entre os dois olhos). Durante a edição é preciso que as duas imagens (captadas pelas duas câmaras) estejam coordenadas e alinhadas visualmente “lado-a-lado” num mesmo frame. Por altura do upload para o Youtube, é preciso marcar o vídeo com a tag “yt3d:enable=true”.

A partir daqui, o Youtube faz o resto. À medida que se vai mudando o “dropdown menu” que fica imediatamente abaixo do ecrã do vídeo, o utilizador vai podendo escolher como quer ver as imagens (com uns óculos vermelho/cião, postas lado-a-lado, apenas a gravação de uma das câmaras, cruzando os olhos...). Para ver os vídeos em todo o seu esplendor, basta ir ao fundo das gavetas buscar os óculos especiais que a maioria dos portugueses experimentou pela primeira vez por altura da estreia televisiva do “Monstro da Lagoa Negra”, na RTP.

Estatísticas

  • 2555 leitores
  • 6 comentários

Artigos Relacionados

URL desta Notícia

http://publico.pt/1393992

Comentário + votado

3 anos

que disparate! desde o inicio do youtube que há pessas a postar videos em 3d par ver com os ...

p

31.07.2009 04:30

X

Mais em Tecnologia (4 de 4 artigos)

Os três co-fundadores do Pirate Bay, num tribunal de Estocolmo, em Março Tribunal holandês quer que Pirate Bay corte acesso do país ao site