Os utilizadores que ligam para os países de origem a partir do estrangeiro estão a utilizar cada vez mais o serviço telefónico por Internet Skype, em detrimento das operadoras internacionais, de acordo com novos dados.
“O Skype é agora o maior fornecedor de comunicações transfronteiriças do mundo, por larga margem”, indicou Stephan Beckert, analista da empresa de investigação TeleGeography, citada pela Reuters.
A tecnologia do Skype permite aos consumidores fazerem chamadas de longa distância através da Internet para linhas fixas praticamente grátis. É utilizado principalmente através de portáteis mas o Skype também já se introduziu no mercado dos telemóveis e agora já vem pré-instalado em alguns dispositivos.
Segundo dados da TeleGeography, durante os últimos 25 anos, o volume de chamadas internacionais cresceu a uma taxa anual composta de 15 por cento. Nos últimos dois anos, porém, este crescimento manteve-se nos oito por cento, crescendo de 376 mil milhões de minutos gastos em 2008 para 406 mil milhões de minutos no ano passado.
Em comparação, o tráfego entre utilizadores do Skype cresceu 51 por cento em 2008, e prevê-se que cresça 63 por cento em 2009, até aos 54 mil milhões de minutos gastos pelos utilizadores. “O volume de tráfego através do Skype é tremendo”, disse Beckert.
De acordo com a TeleGeography, “a procura de chamadas internacionais foi muito elevada, mas é evidente que não é impermeável à recessão”.
Estabelecida em 2003 e com sede no Luxemburgo, o Skype tem mais de 520 milhões de utilizadores registados que usam o serviço de voz, vídeo e texto através da Internet. Mas, apesar da sua dimensão, os lucros da empresa são relativamente modestos – cerca de 551 milhões de dólares em 2008, segundo a Reuters. O Skype quer duplicar, em dois amos, os seus lucros até mil milhões de dólares.


