Sony lança leitor de e-books mais barato para cativar utilizadores 
05.08.2009 - 18:54 Por João Pedro Pereira
É uma jogada para fazer face à concorrente Amazon e para atrair mais consumidores para um mercado cujo investimento inicial (tipicamente, os leitores de e-books custam várias centenas de euros) acaba por afastar muitos consumidores: a Sony vai lançar dois novos aparelhos, um deles a custar 199 dólares (138 euros).
Os leitores estarão disponíveis a partir de Agosto e, por ora, apenas nos EUA, território que tem sido pioneiro no mercado dos livros electrónicos e servido de palco para as experiências da indústria.
O Sony Pocket será um pequeno leitor, com um ecrã de cinco polegadas (não muito maior, por exemplo, que os dos smartphones Nokia N97 e iPhone, que têm 3,5 polegadas).
A empresa vai ainda comercializar outro novo aparelho, que custa mais 100 dólares e integra um ecrã maior e sensível ao toque.
O preço dos leitores é visto por muitos como um dos entraves à adopção da tecnologia de livros electrónicos. A Sony tem já no mercado leitores de 266 e 399 dólares (entre os 187 e os 277 euros). O iLiad, desenvolvido por uma empresa holandesa, tem modelos acima dos 500 euros. E a Amazon vende o Kindle por 299 dólares (207 euros).
Da estratégia da empresa nipónica faz ainda parte uma redução do preço de alguns dos e-books vendidos na loja online, que passarão a custar 9,90 dólares (cerca de sete euros).
Este valor é já o padrão para os livros electrónicos, depois de a Amazon ter decidido que venderia os livros para o Kindle a este preço. Os editores, contudo, temem que um preço tão abaixo do das edições impressas acabe por afectar a venda de livros em papel.
Recentemente, a Sony anunciou a inclusão na sua loja de livros electrónicos de mais de um milhão de livros gratuitos, ao abrigo de uma parceria com o projecto Google Books, que digitaliza obras que estejam no domínio público.
Restam 1200 caracteres
Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.
Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.

