A entidade responsável pela protecção de dados dos cidadãos gregos impediu a Google de percorrer as ruas e captar imagens altamente detalhadas. Estas fotografias, que já foram tiradas pela empresa em dezenas de cidades em todo o mundo, são disponibilizadas num serviço chamado Street View, que deve chegar a Portugal antes do fim de 2009.
As autoridades gregas pedem à Google que dê mais garantias sobre a forma como as imagens serão utilizadas e pretende ainda que esta avise as pessoas de que está a fotografar as cidades.
As fotos são tiradas a partir de carros com uma câmara montada no tejadilho. A Google costuma usar o argumento de que não fotografa mais do que aquilo que qualquer pessoa poderia ver caso passasse pelas ruas.
Esta não é a primeira vez que a empresa enfrenta problemas do género por causa do Street View, uma funcionalidade dos populares Google Maps que permite ao utilizador percorrer as ruas de cidades através de sequências de fotografias altamente detalhadas. A Google desfoca apenas as caras das pessoas e as matrículas dos carros.
O Street View foi lançado nos EUA, mas já está disponível para cidades de países como França, Holanda, Itália e Espanha. A empresa anunciou que o serviço estaria disponível em Portugal, com Lisboa, Porto e Braga a serem as cidades pioneiras.
Os carros da empresa já foram vistos a fotografar as ruas das cidades portuguesas.


