China: censura online aperta em vésperas da festa do 60º aniversário da República Popular

30.09.2009 - 11:04 Por AFP
Dezenas de milhares de sites de Internet foram bloqueados pelas autoridades chinesas na véspera da celebração do 60º aniversário da criação da República Popular da China, alertou hoje a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF).
As autoridades chinesas têm “atacado” particularmente as redes VPN (virtual private network) e os outros meios usados pelas pessoas residentes na China, nomeadamente jornalistas estrangeiros, para contornarem a censura exercida na Internet, afirmou a ONG, com base em Paris.
De acordo com a RSF, a “paranóia securitária do governo” antes das celebrações de amanhã, transformou-se num “pesadelo para os utilizadores de Internet e para os jornalistas”.
A ONG sublinha que dezenas de milhares de endereços de Internet foram, nos últimos dias, tornados inacessíveis; tendo igualmente sido bloqueado o acesso a redes sociais como o Facebook e o Twitter, bem como a determinados blogues.
“A grande muralha electrónica nunca esteve tão bem consolidada como agora, com a aproximação do 60º aniversário da república, o que prova que o governo chinês não está seguro sobre qual será o balanço que farão da efeméride”, sublinha a organização num comunicado publicado em Washington.
A RSF indica ainda que os sites de Internet ligados às minorias étnicas de Xinjiang e da Mongólia interior estão a ser particularmente atacados pela censura. A zona de Xinjiang, no oeste do país, foi palco, em Julho, dos piores confrontos étnicos registados no país nas últimas décadas, opondo a população maioritariamente uighur aos Hans, o grupo étnico dominante na China.
O Exército chinês previu para amanhã uma demonstração de força e deverá fazer desfilar novamente pelas ruas Pequim mísseis balísticos intercontinentais, apresentados pelo Partido Comunista chinês como um símbolo do acesso do país ao grupo das grandes potências mundiais.

