• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • "Um suicídio no trabalho é uma mensagem brutal"
  • Google transforma Gmail para competir com Facebook e Twitter
  • Haiti: Um terramoto de 500 anos - Paulo Moura, em Port au Prince

Por posição monopolista no mercado

Bruxelas impõe à Intel multa recorde de 1060 milhões de euros

13.05.2009 - 11:16 Por PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A Comissão Europeia impôs ao fabricante norte-americano de processadores Intel uma multa recorde de 1060 milhões de euros, a maior até agora decretada pela União Europeia. A sanção imposta ao gigante mundial ficou a dever-se às práticas monopolistas adoptadas, com o objectivo de expulsar do mercado os seus concorrentes, nomeadamente a AMD.
A sanção de 1060 milhões de euros representa 4,5 por cento do volume de negócios da Intel em 2008 A sanção de 1060 milhões de euros representa 4,5 por cento do volume de negócios da Intel em 2008 (Rick Wilking/Reuters)

“A Intel prejudicou milhões de consumidores europeus ao actuar deliberadamente, durante muitos anos, para excluir os seus concorrentes do mercado dos microprocessadores”, afirmou a comissária europeia para a Concorrência, Neelie Kroes, ao anunciar a decisão.

A Intel, líder de mercado, recorreu a práticas que Bruxelas considera ilegais, como fortes descontos e pagamentos a fabricantes de computadores para que não usassem processadores da AMD. A empresa também pagou ao retalhista Media Markt para que vendesse apenas computadores equipados com processadores Intel. O Executivo europeu exige o fim imediato dessas práticas.

A sanção de 1060 milhões de euros representa 4,5 por cento do volume de negócios da Intel em 2008. A multa representa menos de metade do máximo que o Executivo europeu poderia impor, que seria o equivalente a 10 por cento do volume de negócios da empresa durante o ano passado.

Até agora, a multa mais elevada imposta pela Comissão Europeia por abuso de posição dominante tinha sido aplicada à Microsoft em 2004, que ascendeu a 497 milhões de euros. Posteriormente, a UE impôs outras duas sanções ao gigante informático, de 280,5 milhões e de 899 milhões por incumprimento das medidas correctoras que tinha decretado.

  • 967 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1380341

Comentário + votado

Desgraça!

Eu sei de informática, conheço a fundo os erros dos processadores Intel, sua história copiando ...

Anónimo

02.07.2009 19:45

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.