• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • Haiti: Um terramoto de 500 anos - Paulo Moura, em Port au Prince
  • Houston, temos um problema, disse Obama
  • A cidade que morre quando o sol se põe

Dia Mundial da Água

Unicef: quatro mil crianças morrem diariamente por falta de água

22.03.2005 - 09:04 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Mais de quatro mil crianças morrem todos os dias por falta de água potável ou saneamento, denuncia a Unicef num relatório divulgado por ocasião do Dia Mundial da Água, que se assinala hoje.
 (DR)

Em todo o mundo, 400 milhões de crianças (um quinto da população infantil mundial) não dispõem do mínimo de água potável necessário para viver, avisa a agência das Nações Unidas para a infância.

O relatório "Situação Mundial da Infância 2005" indica que cada criança necessita de um mínimo diário de 20 litros de água (cerca de dois baldes) para beber, lavar as mãos da sujidade portadora de micróbios e preparar um refeição simples.

Mas, de acordo com o levantamento, mais de 20 por cento das crianças dos países em desenvolvimento sofrem "graves" privações de água e vivem em locais onde para chegar à fonte de água potável mais próxima é preciso caminhar mais de 15 minutos.

Estas privações são responsáveis por 1,6 milhões das 11 milhões de mortes de crianças todos os anos, ou 4381 crianças por dia.

O ano de 2005 marca o início da década internacional da acção "Água para a Vida", uma iniciativa internacional para fazer chegar água potável e saneamento às casas e escolas de todo o mundo.

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.