• Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Primeira esplanada Time Out do mundo abre na Avenida da Liberdade
  • Portugueses estão solidários com os gregos

Aliança para o Planeta pede um "apagão" mundial

Torre Eiffel vai ficar às escuras durante cinco minutos

01.02.2007 - 08:17 Por PÚBLICO, Agências

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
O planeta poderá ver a sua temperatura subir entre dois graus e 4,5 graus se a poluição atmosférica duplicar em relação ao início da era industrial O planeta poderá ver a sua temperatura subir entre dois graus e 4,5 graus se a poluição atmosférica duplicar em relação ao início da era industrial (Manoocher Deghati/AP (arquivo))
As luzes que decoram a Torre Eiffel vão apagar-se esta noite, quando se estiverem a dar os últimos retoques no relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, que será tornado público amanhã.

A organização francesa Aliança para o Planeta, que integra mais de 70 organizações de defesa do ambiente, lançou um apelo para que no primeiro dia do mês de Fevereiro haja um "apagão" em todo o Mundo, durante cinco minutos, entre as 18h55 e 19h00 (hora em Lisboa). A iniciativa simbólica destina-se a lutar contra o desperdício de energia.

No essencial, pede-se a todas as pessoas para que abdiquem da iluminação só por um bocadinho. "Cinco minutos de descanso para o planeta: não demora muito tempo, não custa nada", nas palavras da Aliança. A Câmara Municipal de Paris já anunciou que vai participar, desactivando por alguns momentos a iluminação decorativa do principal monumento da capital francesa. Ligadas mantêm-se apenas as lâmpadas indispensáveis à segurança no local.

Algumas horas depois, cientistas de todo o Mundo darão por terminado um relatório que deixará claro que o planeta está a aquecer e onde serão apresentadas novas provas da responsabilidade do homem nas alterações climáticas que, de acordo com dados do documento anteontem antecipados pelo diário australiano "The Age", farão disparar o número de pessoas que em todo o Mundo passam fome (entre 200 milhões e 600 milhões até 2080) e não têm água potável disponível. O documento tem sido trabalhado na sede da UNESCO, em Paris, num encontro que reúne 500 especialistas.

Cimeira de emergência sobre efeito de estufa

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Monn, já fez saber que está a estudar a possibilidade de convocar ainda para este ano uma cimeira de emergência com os líderes mundiais para resolver o impasse sobre as emissões de gases com efeitos de estufa. Nick Nuttall, porta-voz do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, diz que o impulso para esta cimeira foi dado pelo reconhecimento, por parte do Presidente dos Estados Unidos, da necessidade de se lidar com as alterações climáticas, mas também pelas propostas da União Europeia para a nova política energética, que sublinham a necessidade de reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2).

Os especialistas estimam, segundo a AFP, que o planeta possa ver a sua temperatura subir entre dois graus e 4,5 graus se a poluição atmosférica duplicar em relação ao início da era industrial. E isto se houver uma estabilização da concentração de CO2 na atmosfera de 550 partículas por milhão (ppm). Actualmente a concentração de CO2 (o principal gás com efeito de estufa) é de 389 ppm e tem aumentado duas ppm por ano.

Estatísticas

  • 8 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1284221

Comentário + votado

X

Mais em Sociedade (3 de 23 artigos)

Advogado de Jacinto Paixão acusado de divulgar despacho de Maria José Morgado