Temperaturas e índices de raios UV elevados exigem atenção em todo o território

15.06.2009 - 08:57 Por Lusa
O índice de radiação ultravioleta é hoje muito alto em todo o território português, com excepção de Évora e Funchal, de acordo com o Instituto de Meteorologia. Também as als altas temperaturas previstas para todo o território continental mas com especial destaque para os distritos de Setúbal e Faro, exigem hoje atenção. Na Madeira são os aguaceiros fortes aguardados para a ilha que levaram hoje o Instituto de Meteorologia a colocar a região sob aviso Amarelo.
Atendendo ao nível muito alto de raios UV, que corresponde a uma situação de "cuidado", segundo o IM, é aconselhada a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.
O período de maior incidência da radiação é sensivelmente entre as 11h00 e as 16h00.
O índice ultravioleta varia entre o "Baixo" e o "Extremo", passando pelo nível "Moderado", "Alto" e "Muito Alto".
Segundo a página do IM na Internet, "a parte ultravioleta do espectro solar desempenha um papel determinante em muitos processos na biosfera, possuindo muitos efeitos benéficos, podendo no entanto causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de 'segurança'".
Quanto á temperatura, para Setúbal espera-se uma temperatura máxima de 35º Celsius e em Faro de 33º, de acordo com o IM.
Aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoadas são as previsões para o arquipélago da Madeira.
Estas regiões estão sob aviso Amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro níveis.
Em Portugal continental espera-se hoje períodos de céu muito nublado, aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas, em especial durante a tarde e nas regiões do interior.
Para terça-feira, aguarda-se uma pequena descida da temperatura, ao contrário das previsões disponibilizadas domingo pelo IM, que apontavam para uma descida acentuada das máximas em vários locais de Portugal continental.

