Os técnicos de diagnósticos e terapêuticas suspenderam a greve marcada para quinta e sexta-feira depois do Ministério da Saúde ter aceitado negociar, anunciou hoje o sindicato que convocara a paralisação.
De acordo com o Sindicato das Ciências e Tecnologias da Saúde, o Ministério marcou na sexta-feira a primeira ronda negocial para 8 de Outubro e enviou aos representantes dos trabalhadores um documento com os "Princípios Informadores da carreira".
O presidente do sindicato, Almerindo Rego, considerou o documento ainda "bastante vago", mas disse que apresenta princípios que podem ser discutidos e "já permite ver com alguma precisão matérias em que se pode chegar a consenso".
Entre os pontos apresentados está o regime especial de carreira como técnico superior com uma única categoria, em vez das actuais cinco, e a sua aplicação a todos os profissionais com contrato individual de trabalho. "Na reunião poderá começar a ter-se uma visão mais aperfeiçoada a nível das perspectivas para chegar a acordos definitivos e outras perspectivas que necessitem novos estudos", disse o sindicalista.
A greve hoje suspensa tinha como motivos o facto do Ministério da Saúde não dar resposta às reivindicações sobre carreira profissional e questões de higiene e segurança no trabalho. Antes, Almerindo Rego afirmou ser "significativo" o número de profissionais sem qualificação e a desempenhar a actividade de forma ilegal no sector.


