Síndroma da morte súbita é uma possibilidade

Sócrates condena “politiquice, demagogia e maledicência” sobre morte de bebé em Anadia

19.01.2008 - 16:52 Por Lusa, PUBLICO.PT

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Um bebé com dois meses morreu ontem em Anadia Um bebé com dois meses morreu ontem em Anadia (Paulo Ricca (arquivo))
O primeiro-ministro condenou hoje o que considerou ser “a politiquice, demagogia e maledicência” associada à morte de uma bebé de dois meses em Anadia, criticando a associação desta “lamentável morte” com a reforma das urgências.

Em declarações aos jornalistas, o governante salientou que “o próprio pai da criança reconhece que tudo foi feito para lhe salvar a vida”, frisando que é inaceitável que haja quem se queira aproveitar politicamente da morte de uma criança, ligando-a à reestruturação em curso do serviço de urgências em Portugal.

José Sócrates, que falava no final da Cimeira Ibérica que hoje terminou em Braga, esteve reunido com o ministro da Saúde, Correia de Campos, que já na sexta-feira negara qualquer relação entre a morte do bebé em Anadia e o fecho das urgências do hospital da cidade.

O presidente do conselho directivo da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) disse por seu lado hoje em Coimbra que o bebé poderá ter sido vítima da síndroma da morte súbita.

“Pode estar em causa a síndroma da morte súbita do lactente”, afirmou João Pedro Pimentel em conferência de imprensa dada hoje pelo conselho directivo na ARSC, adiantando que ainda não lhe foi comunicado oficialmente o resultado da autópsia.

O bebé, com dois meses, morreu sexta-feira em Anadia, tendo sido assistido no acesso ao Hospital por uma ambulância de Suporte Básico de Vida (SBV) e por uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação), onde foi transportado para o Hospital Pediátrico de Coimbra.

Hoje, o primeiro-ministro garantiu que, quando foi dado o alerta ao INEM, às 8h15, a consulta do hospital de Anadia estava aberta desde as 07h55 e às 08h24 já estava junto do bebé uma equipa do INEM, que constatou a morte da criança devido a paragem cardio-respiratória.

Estatísticas

  • 27 leitores
  • 55 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1317151

Comentário + votado

socretinos

Se é um aproveitamento - é é preciso prová-lo - é muito bem aproveitado pois o ministro da saúde se ...

o provinciano

24.01.2008 12:51

X

Mais em Sociedade (4 de 7 artigos)

Serviços de segurança portugueses pensam que o país não seria alvo directo