• Onze meses de conflito na Síria
  • A duquesa de Alba em Portugal
  • A agência portuguesa para os viajantes gays

Projecto da Amarsul orçado em 1,2 milhões de euros

Setúbal: lixeiras do Viso e Algeruz recuperadas nos próximos cinco meses

28.02.2005 - 18:14 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Com a selagem das lixeiras fica encerrado o problema do passivo ambiental herdado Com a selagem das lixeiras fica encerrado o problema do passivo ambiental herdado (Nuno Veiga/Lusa)
A Amarsul - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos SA anunciou hoje um investimento de 1,2 milhões de euros nas obras de selagem e recuperação ambiental das lixeiras do Viso e de Algeruz, em Setúbal, a realizar nos próximos cinco meses.

Segundo o presidente do conselho de administração da Amarsul, Domingos Saraiva, com a selagem das duas lixeiras conforme projecto aprovado pelo Instituto de Resíduos (Inr) "fica definitivamente encerrado o problema do passivo ambiental que foi herdado pela Amarsul, após a adesão da Câmara de Setúbal em 2003".

A selagem e recuperação ambiental do Aterro Controlado de Algeruz por 1055 milhões de euros, onde foram depositados até Fevereiro de 2002 os refugos provenientes da central de compostagem, foi adjudicada à empresa Acoril - Américo Cordeiro e Filhos Lda. por um milhão de euros.

"A zona correspondente à lixeira contígua ao aterro controlado, encontra-se desactivada em 1993 e não possui qualquer tipo de protecção ambiental dos solos", disse Domingos Saraiva.

"A requalificação ambiental prevê a movimentação de terras e a impermeabilização de parte superior da massa de resíduos, para minimizar a produção de lixiviados, bem como a construção de sistemas de drenagem de águas pluviais, desgasificação de massa de resíduos e enquadramento paisagístico com a área envolvente", acrescentou.

De acordo com o presidente da Amarsul, está igualmente prevista a requalificação ambiental da Pedreira do Viso, que também foi adjudicada à Acoril, por 220 mil euros. Trata-se de uma antiga pedreira situada entre a escola secundária do Viso e os limites da zona protegida do Parque Natural da Arrábida, que foi encerrada em 1998, mas que continuou a funcionar como vazadouro de entulhos até Outubro de 2001.

Segundo estimativas da autarquia, entre 1998 e 2001 terão sido ali depositadas cerca de 272 mil toneladas de resíduos de construção e demolição, terras, madeiras, fibras têxteis, plásticos, carvão e outros resíduos não especificados.

A requalificação das lixeiras do Viso e de Algeruz será integralmente suportada pela Amarsul, dado que a adesão tardia da Câmara de Setúbal ao Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos (em 2003) já não permitiu a apresentação de uma candidatura ao Fundo de Coesão da União Europeia.

Após a conclusão das obras de requalificação ambiental, as lixeiras de Algeruz e do Viso serão devolvidas à Câmara Municipal de Setúbal.

O presidente da Câmara de Setúbal, Carlos de Sousa, congratulou-se com a resolução do "passivo ambiental" do município com a selagem das duas lixeiras e admitiu a possibilidade de construção de um parque verde nos terrenos da antiga lixeira de Algeruz.

Estatísticas

  • 64 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1217010

Comentário + votado

X

Mais em Sociedade (12 de 19 artigos)

PJ detém três jovens suspeitos de fogo posto numa habitação em Lisboa