A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve hoje três pessoas, por usurpação de direitos de autor, e apreendeu 145 mil euros em material contrafeito, como vestuário, DVD e CD, no mercado da Confeiteira (ou da Xepa), em Setúbal.
Segundo disse à Lusa Manuel Laje, porta-voz da ASAE, na operação de fiscalização a um total de 120 operadores, que decorreu entre as 10h30 e as 11h00, foram instaurados 14 processos-crime, sendo 12 por usurpação de direitos de autor, um por contrafacção e outro por contrafacção e usurpação de direitos de autor.
Na operação efectuada por 30 inspectores da ASAE, que contaram com o apoio de 20 elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Setúbal, foram apreendidos mais de seis mil DVD e CD e 150 peças de vestuário contrafeito (pólos, camisolas, camisas e cintos).
O presidente da ASAE, António Nunes, adiantou à Lusa que as apreensões efectuadas nos primeiros dois meses deste ano em feiras e mercados atingiram 1,322 milhões de euros, um pouco mais do que o valor total do ano passado, de 1,316 milhões de euros.


