• O romantismo de cada ruína
  • A cozinha coreana chegou de carrinha a Lisboa
  • Passeios de mão dada por um Portugal romântico

Alterações climáticas

Senado norte-americano discute em Junho redução de emissões em 66 por cento até 2050

27.05.2008 - 09:55 Por Reuters

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
A proposta prevê que as emissões sejam reduzidas em dois por cento, por ano, entre 2012 e 2050 A proposta prevê que as emissões sejam reduzidas em dois por cento, por ano, entre 2012 e 2050 (Sukree Sukplang/Reuters)
O Senado norte-americano vai discutir a 2 de Junho uma proposta de lei que defende uma redução de 66 por cento das emissões de gases com efeito de estufa nos Estados Unidos até 2050.

A proposta - da iniciativa do senador republicano John Warner (Virgínia) e de Joe Lieberman, independente (Connecticut) e, por isso, conhecida por Warner Climate Security Act – prevê que as emissões norte-americanas sejam reduzidas em dois por cento, por ano, entre 2012 e 2050, baseadas nos níveis de emissões de 2005.

O documento iria impor limites às emissões a 86 por cento das indústrias americanas. Estas emissões deverão ser reduzidas em 19 por cento até 2020 e 71 por cento até 2050, segundo detalhes da proposta de lei divulgados pelo Conselho de Ambiente do Senado.

Uma coligação de 20 organizações ecologistas – incluindo o Sierra Club, o Environmental Defense Fund e o Natural Resources Defense Council – saúdam o esforço mas dizem que as reduções das emissões deveriam ser maiores. “A proposta deve ser reforçada para garantir que cumpre as reduções que a Ciência diz serem necessárias para evitar os perigos do sobre-aquecimento global”, diz a coligação em comunicado.

Os empresários do American Enterprise Institute citaram uma análise ao documento feita pelo Governo, segundo a qual este iria reduzir o Produto Interno Bruto em 2,7 por cento em 2050. Num artigo publicado na Internet, este instituto considera as metas para 2050 “absurdas e irresponsáveis”.

Mas a organização Natural Resources Defense Council contrapôs que o custo de nada fazer custará 3,6 por cento do Produto Interno Bruto, por ano.

Estatísticas

  • 0 leitores
  • 0 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1330190

Comentário + votado

X

Mais em Sociedade (3 de 12 artigos)

O terramoto na província de Sichuan fez mais de 88 mil mortes e desaparecidos Oitenta mil chineses deslocados devido a ameaça de ruptura de barragem