Reacção à divulgação dos crimes de que é acusado

Segredo de justiça: Valentim Loureiro desafia Jorge Sampaio "a passar das palavras aos actos"

09.02.2006 - 14:00 Por Lusa, PUBLICO.PT

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Valentim Loureiro está acusado de 26 crimes de corrupção activa, sob a forma de cumplicidade, e dois crimes dolosos de prevaricação Valentim Loureiro está acusado de 26 crimes de corrupção activa, sob a forma de cumplicidade, e dois crimes dolosos de prevaricação (João Abreu Miranda/Lusa (arquivo))
Valentim Loureiro, presidente da Câmara de Gondomar e arguido no processo "Apito Dourado", acusou hoje o Presidente Jorge Sampaio de nada fazer para combater a violação do segredo de justiça, desafiando-o "a passar das palavras aos actos".

"O Presidente da República, que tanto tem criticado o funcionamento da justiça em Portugal, tem neste caso ['Apito Dourado'] uma boa oportunidade para passar das palavras aos actos", afirmou Valentim Loureiro, salientando que "é isso que os cidadãos esperam num Estado de Direito".

"Já se falou demais, mas nunca o vi tomar qualquer iniciativa para resolver o assunto. Só o vi mais abespinhado quando foi atingido há tempos no processo da pedofilia, só porque alguém tinha lá as chamadas que ele eventualmente possa ter feito do seu número particular", acrescentou.

O autarca comentava desta forma, à margem da apresentação da feira de ourivesaria Ourindústria, em Gondomar, a divulgação das várias acusações de que será alvo no âmbito do processo "Apito Dourado" e das quais garante não ter sido ainda notificado.

"Está aqui demonstrado, neste caso, que não tendo eu sido notificado se fala do processo e dos crimes de que eu irei ser acusado, o que significa que alguém do Ministério Público está a cometer o crime de violação do segredo de justiça e isto num Estado de direito é grave", sustentou.

Para Valentim Loureiro, sendo o Presidente da República, "segundo a Constituição, o mais alto magistrado da nação", impõe-se "que ponha na ordem os magistrados que não cumprem a lei".

Neste âmbito, o autarca diz que já fez chegar, anteontem à noite, "em mão", uma carta a Jorge Sampaio.

Relativamente às acusações do Ministério Público de que será o principal instigador do caso Apito Dourado, usando a sua influência política no futebol, Valentim Loureiro considerou-as "um romance", limitando-se a afirmar: "Não aprecio ficção".

De acordo com o texto do despacho da acusação, são apontados 27 arguidos no caso Apito Dourado, entre os quais o presidente da Câmara de Gondomar e líder da Liga de Clubes, Valentim Loureiro, e o seu vice-presidente na autarquia, José Luís Oliveira.

O presidente do município está acusado de 26 crimes de corrupção activa, sob a forma de cumplicidade, e dois crimes dolosos de prevaricação, enquanto o vice-presidente é acusado de 26 crimes dolosos de corrupção activa e 21 crimes dolosos de corrupção desportiva activa.

O vereador Joaquim Manuel de Castro Neves é acusado de 19 crimes dolosos de corrupção desportiva activa e o ex-presidente do Conselho de Arbitragem José António Pinto de Sousa é acusado de 26 crimes dolosos de corrupção passiva para acto ilícito.

O processo "Apito Dourado", que incluiu investigações a alegados casos de corrupção e tráfico de influências entre o futebol profissional português e as autarquias, foi investigado durante quase dois anos.

Estatísticas

  • 11 leitores
  • 5 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1247354

Comentário + votado

O Valentão está zangado!

Nesse país de opereta, as notícias são cada vez mais para rir. Agora, o homem que não aprecia ...

Mancha Negra

09.02.2006 19:55

X

Mais em Sociedade (11 de 19 artigos)

A  seguir à IVG, a JS já afirmou que vai avançar com um debate parlamentar sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo Proposta de legalização de casamentos homossexuais adiada para 2007