• Barthoven, o primeiro bar de música clássica de Lisboa
  • Este "skater" foi para a Califórnia e já não volta
  • Oiça o novo álbum de Boss AC

ETA

Secreta espanhola desmente ter estado em Portugal sem avisar o SIS

08.02.2010 - 17:30 Por Lusa, PÚBLICO

  • Votar 
  •  | 
  •  15 votos 
O comunicado assinado pelo diretor do SIS sublinha a cooperação com o CNI O comunicado assinado pelo diretor do SIS sublinha a cooperação com o CNI (Hélder Olino)
O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol enviou uma mensagem à secreta portuguesa a desmentir a sua presença em território português. Num comunicado que acompanha esta mensagem do CNI, hoje divulgada, o Serviço de Informações de Segurança (SIS) sublinha a"excelente" colaboração entre os dois serviços no combate à criminalidade.

"Nem nesta, nem em nenhuma outra ocasião, o CNI esteve em território português sem autorização oportuna, do mesmo modo que o SIS também nunca o fez em Espanha, em estreita obediência ao abrigo da cooperação acordada" entre os dois países, lê-se no documento enviado pelo CNI de Madrid.

Estas duas notas surgem no mesmo dia em que notícias na imprensa asseguravam que a "secreta" espanhola esteve em Portugal à procura da ETA sem o SIS saber.

As "secretas" de Portugal e Espanha garantiram desenvolver uma "excelente" colaboração no combate à criminalidade, acrescentando que obedece estritamente aos acordos de cooperação estabelecidos.

O Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol destaca, em comunicado conjunto com o Serviço de Informações de Segurança (SIS) português, o "excelente nível que atravessam as relações" entre aqueles dois serviços de informação e "agradece a colaboração que sempre encontrou no SIS", a propósito de notícias dos últimos dias sobre a presença de elementos da ETA em Portugal.

Um comunicado assinado pelo diretor do SIS, Antero Luís, enfatiza que "o SIS mantém com o Centro Nacional de Inteligência (CNI) espanhol uma leal, estreita e profícua cooperação institucional e operacional".

As autoridades policiais portuguesas identificaram na semana passada uma casa em Óbidos que, segundo o Governo espanhol, era utilizada pelo grupo terrorista ETA como base para fabricar bombas. Ainda segundo o Governo de Madrid, foram encontrados naquela habitação cerca de 1500 quilos de explosivos.

A ETA é uma organização considerada terrorista que defende a independência do País Basco.


Estatísticas

  • 1753 leitores
  • 42 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1421813

Comentário + votado

SIS, para que serve???

Quando uns serviços de informação têm como director um juiz, está tudo dito...

Anónimo

08.02.2010 18:02

X

Mais em Sociedade (21 de 25 artigos)

Estão a ser feitos "esforços enormes" para capturar alegados etarras, diz José Magalhães