Santa Maria diz que pedido de avaliação da farmácia foi iniciativa sua

05.08.2009 - 14:57 Por Maria Lopes
O Hospital de Santa Maria, agora integrado no Centro Hospitalar Lisboa Norte, diz que a iniciativa de levar a cabo "uma avaliação externa da sua farmácia hospitalar" foi sua e que foi esta instituição hopsitalar que solicitou a colaboração da Ordem dos Farmacêuticos.
O Santa Maria responde assim à Ordem dos Farmacêuticos (OF) que esta manhã anunciou, em comunicado, que vai criar uma comissão para avaliar as práticas da farmácia do Hospital Santa Maria, na sequência do incidente com um medicamento que há três semanas causou cegueira a seis doentes.
A OF dizia também que "a farmácia hospitalar daquele hospital não está certificada e que carece de forma notória de farmacêuticos, especialistas em farmácia hospitalar". Do comunicado depreendia-se que a iniciativa desta avaliação seria da OF.
No esclarecimento enviado à imprensa em resposta à Ordem dos Farmacêuticos, o Centro Hospitalar Lisboa Norte garante que é, "a nível nacional, a unidade de saúde com o maior número de farmacêuticos hospitalares tendo, por consequente, o melhor ratio de farmacêuticos hospitalares por cama no país".
A Ordem afirmava que enquanto em Santa Maria existem apenas 27 profissionais por mil camas, a média dos hospitais congéneres em Londres é de 132 por mil. Por isso, descrevia a Ordem, os medicamentos preparados na farmácia hospitalar do hospital quase nunca têm acompanhamento posterior do farmacêutico até à sua aplicação na enfermaria ou no bloco preparatório.
"Como é do conhecimento da Ordem dos Farmacêuticos, a generalidade dos hospitais públicos do Serviço Nacional de Saúde, ainda não concluiu os processos de certificação das farmácias hospitalares, tendo em conta a natural complexidade e morosidade dos respectivos processos", acrescenta o hospital. E realça que "tal não impede, como aliás já reconheceu a Ordem dos Farmacêuticos, que a observância das Boas Práticas esteja assegurada".
O grupo de trabalho da Ordem dos Farmacêuticos é constituído por cinco especialistas coordenados pelo director técnico do departamento de qualidade da OF, vai analisar as condições do desempenho profissional farmacêutico no âmbito das Boas Práticas da Farmácia Hospitalar.

