• |
  • Iphone
  • |
  • Mobile
  • |
  • RSS
  • |
  • Twitter
  • |
  • Facebook
  • Siga-nos em:
  • A cidade que morre quando o sol se põe
  • Houston, temos um problema, disse Obama
  • Haiti: Um terramoto de 500 anos - Paulo Moura, em Port au Prince

Números do INE

Risco de pobreza mantém-se nos 18 por cento da população mas a desigualdade está a descer

15.07.2009 - 11:45 Por Ana Cristina Pereira

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Os 20 por cento mais ricos têm 6,1 vezes mais rendimentos do que os 20 por cento mais pobres, segundo os resultados provisórios do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento (EU-SILC) do Instituto Nacional de Estatística (INE), realizado em 2008 mas que incidiu sobre os rendimentos de 2007. No ano anterior, eram 6,5.
Os portugueses mais ricos recebem seis vezes mais que os mais pobres Os portugueses mais ricos recebem seis vezes mais que os mais pobres (Paulo Pimenta (arquivo))

A população residente em situação de risco de pobreza mantinha-se o ano passado nos 18 por cento. “O impacto das transferências sociais (excluindo pensões) na redução da taxa de risco de pobreza foi de aproximadamente seis pontos percentuais”, salienta o INE.

Se considerássemos apenas os rendimentos do trabalho, de capital e transferências privadas, “41 por cento da população residente em Portugal estaria em risco de pobreza”.

A boa notícia é a diminuição da distância entre os 20 por cento com maiores rendimentos e os 20 por cento com menores rendimentos. Segundo o INE, “em 2007, o rendimento monetário líquido equivalente dos 20 por cento da população com maiores recursos correspondia a 6,1 vezes o rendimento dos 20 por cento da população com mais baixos recursos”.

  • 1847 leitores
  • 102 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1391855

Comentário + votado

Portuah

Que país mais pobretão!! Apesar do meu país, Republica Checa, ter pertencido à USSR e só a partir ...

Jaroslav Bruckner

16.07.2009 15:21

Comentar Critérios para publicação de comentários dos leitores

Restam 1200 caracteres

Os comentários deste site são publicados sem edição prévia, pelo que pedimos que respeite os nossos Critérios de Publicação. O seu IP não será divulgado, mas ficará registado na nossa base de dados.

Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados utilizando o botão “Denunciar este comentário” próximo da cada um. Por favor, não submeta o seu comentário mais de uma vez.