A rede de multibancos nacional está desde de manhã com problemas técnicos. O sistema é gerido pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), que confirmou ao PÚBLICO haver uma avaria.
No comunicado enviado à Lusa a SIBS indica que identificou e resolveu a ocorrência, tendo sido "accionadas as equipas e todos os mecanismos necessários no sentido de estabilizar o sistema no menor tempo possível".
A empresa adiantou ainda que o serviço "deverá ficar 100 por cento operacional dentro de horas."
O problema teve uma origem aplicacional e surgiu devido a uma operação de actualização "mais complexa que levou à redução da capacidade de resposta do sistema", explicou a SIBS.
Segundo a Lusa, as operações de actualização da rede são regulares e semanais e têm lugar nas madrugadas de segunda-feira.
A anomalia já tinha sido detectada hoje por quem tentou levantar dinheiro ou pagar com cartão multibanco em restaurantes ou outros estabelecimentos.
Contactado pelo PÚBLICO, um hipermercado na zona da Grande Lisboa adiantou que a maioria dos clientes tem sido afectada sendo, por isso, obrigada a recorrer ao pagamento com dinheiro ou cheques.


