• Restaurantes de topo com menus a 20 euros
  • Há fanáticos de tudo, até da Eurovisão
  • O melhor e o pior da passadeira vermelha

Garantia dada pela Valormed

Reciclagem de embalagens de medicamentos usados arranca nas próximas semanas

19.02.2009 - 15:28 Por Lusa

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Até meados de Novembro, todas as embalagens de medicamentos já usados ou fora de validade eram encaminhadas para a queima Até meados de Novembro, todas as embalagens de medicamentos já usados ou fora de validade eram encaminhadas para a queima (PÚBLICO (arquivo))
A reciclagem das embalagens de medicamentos fora de uso entregues pelos utentes nas farmácias vai arrancar "nas próximas semanas" com a inauguração da primeira unidade de triagem para estes resíduos, afirmou hoje fonte da entidade gestora Valormed.

"Começámos há duas semanas a testar a unidade de triagem, para verificar se funciona a monitorização. Dentro de algumas semanas vamos inaugurar esta unidade e fazer então os primeiros envios para reciclagem", afirmou o director-geral da Valormed, José Carapeto.

Até meados de Novembro do ano passado todas as embalagens de medicamentos já usados ou fora de validade entregues pelos portugueses nas farmácias estavam a ser enviadas para queima sem passarem por unidades de triagem que separem o papel, plástico ou vidro que pode ser reciclado.

Alegando não estarem a ser cumpridos os objectivos de gestão de reciclagem e de valorização, a que a Valormed está obrigada, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ordenou a suspensão de todos os envios de resíduos para queima em incineradoras, impondo o seu armazenamento até que fosse criada uma unidade de triagem.

"Desde Dezembro e até agora foram armazenados cerca de 80 toneladas" de embalagens de medicamentos, disse o director-geral da Valormed, adiantando que estas embalagens vão dentro de algumas semanas começar a ser encaminhadas para a unidade de triagem da Prolixo.

Estatísticas

  • 41 leitores
  • 1 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1365871

Comentário + votado

Esta ideia agrada-me

Quando eu tiver embalagem de medicamentos fora de uso irei dá-las para reciclagem!Acho a ...

Graça Afonso

19.02.2009 20:54

X

Mais em Sociedade (12 de 25 artigos)

A bial começou a pesquisar um novo antiepiléptico em 1994. O fármaco que já foi lançado no mercado norte-americano vai agora entrar na Europa Bial chega a acordo com Eisai para comercialização de antiepiléptico