A associação ambientalista Quercus lamentou ontem que o Governo espanhol tenha aprovado mais um transvase do rio Tejo, alegando que a água que chega a Portugal é cada vez de menor qualidade e quantidade.
"Vai ter impactos em Portugal porque implica redução da água que nos chega e é ainda mais grave porque o Inag já assumiu que Espanha não tem cumprido o compromisso da Convenção de Albufeira sobre o caudal mínimo indispensável ao bom funcionamento dos rios", disse à agência Lusa a dirigente da Quercus Carla Graça.
Entretanto, o presidente do Instituto Nacional da Água (Inag), Orlando Borges, já referiu que esta medida não vai ter qualquer implicação em Portugal. "Não tem consequências rigorosamente nenhumas em Portugal, pela simples razão de que a água é retirada de um desvio que já está efectuado, desvio esse retirado do rio Tejo para o rio Segura. Uma parte dessa água, em vez de ser levada para a comunidade valenciana e de Múrcia, em vez de chegar ao rio Segura, é desviada para colmatar o problema ambiental de Tablas de Daimiel", sustentou Orlando Borges.


