• O satay de porco do chef Paulo Morais
  • Héctor Olguin numa permanente dança ambígua
  • Nasceu um grande vinho do Douro

Balança alimentar

Portugueses substituem bacalhau com batatas por frango e arroz

30.11.2010 - 11:39 Por Ana Fernandes

  • Votar 
  •  | 
  •  19 votos 
Portuguese ingerem demasiadas calorias, daí aumentarem os problemas de obesidade Portuguese ingerem demasiadas calorias, daí aumentarem os problemas de obesidade (Foto: Miguel Manso)
Frango com arroz e muito molho acompanhado de uma cervejinha. Eis uma típica refeição portuguesa. Onde já imperou o bacalhau ou a feijoada, reina agora a carne e a gordura. Os hábitos alimentares dos portugueses têm vindo a piorar e, segundo o Instituto Nacional de Estatística, a tendência tem-se agravado nos últimos anos.

A última avaliação da balança alimentar portuguesa, hoje publicada pelo INE, compara a década de 90 com o período entre 2003 e 2008. As grandes derrotadas na mudança de hábitos registada são as leguminosas secas, que os portugueses decidiram pôr de lado. Em contrapartida, o consumo de carne, pescado e ovos tem aumentado para valores muito acima dos recomendados.

Isto faz com que a ingestão de calorias pelos portugueses seja manifestamente superior ao que deveria ser – 2883 quilocalorias quando não deveria passar das 2500, ficando-se idealmente pelas duas mil. E tem vindo a aumentar: mais quatro por cento do que na última década do século passado.

Daí não ser de estranhar os problemas de peso e obesidade que começam a imperar na sociedade portuguesa. Em 2006, já se verificava que mais de metade da população tinha vários quilos acima da conta.

A balança alimentar nacional apresenta várias distorções em relação ao que a roda dos alimentos indica como alimentação saudável: as carnes e pescado, que não deveriam ultrapassar cinco por cento do total, totalizam mais de 16 por cento. Os óleos e gorduras, que idealmente rondariam os dois por cento, cifram-se em seis. Porém, há aqui um hábito positivo que é de salientar: o azeite ganhou espaço às margarinas.

Depois, há o que se consome pouco, geralmente o que sai das hortas e pomares: hortícolas, frutos e leguminosas secas andam arredados das mesas nacionais. Mas o INE realça que, apesar de ainda afastado do ideal, o consumo de saladas e fruta tem vindo a subir.

Assim, os produtos de origem animal continuam a impor-se na dieta nacional, uma tendência que já vem de trás, enquanto que os de origem vegetal têm perdido terreno, aumentando-se assim os riscos de doenças cardiovasculares.

Entre as carnes, o porco ainda é o mais consumido mas as aves de capoeira estão a aproximar-se rapidamente da liderança. No peixe, o bacalhau perdeu importância, provavelmente devido ao aumento do preço. Nos acompanhamentos, cada vez a preferência vai mais para os cereais, sobretudo o arroz, e menos para as batatas.

Para beber, os que optam pelo álcool elegem a cerveja em detrimento do vinho. O café continua a ser uma constante na vida dos portugueses mas o chocolate e cacau já o destronaram da liderança.

Estatísticas

  • 9164 leitores
  • 35 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1468802

Comentário + votado

Qual é então o problema d"os portugueses" agora?

Durante séculos "os portugueses" comiam legumes e sopas. Carne, quase nada, ...

Anónimo

30.11.2010 13:58

X

Mais em Sociedade (11 de 24 artigos)

Francisco George diz que há que aplicar a lei Director-geral da saúde quer corrigir "sem demora" falta de disponibilização da pílula do dia seguinte