PJ: greve no Departamento de Tráfico de Estupefacientes com 90 por cento de adesão

08.02.2006 - 12:30 Por Lusa
A greve sectorial de 24 horas iniciada hoje às, 00h00, no Departamento Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária (PJ) registava uma adesão de 90 por cento às 11h00, segundo a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária (ASFIC/PJ).
Os funcionários de investigação criminal da Polícia Judiciária iniciaram a greve por sectores no dia 1 deste mês para reivindicarem melhores condições salariais, sociais e de trabalho. A greve vai decorrer em dias alternados até finais de Abril.
Segundo o presidente da ASFIC, saíram nos últimos meses da PJ mais de 200 pessoas e o pessoal de investigação criminal está, neste momento, reduzido a cerca de 1200 elementos, o que preenche apenas 40 por cento das vagas do quadro da Judiciária.
Na semana passada, o ministro da Justiça, Alberto Costa, considerou que o protesto, "do ponto de vista do Governo, não tem justificação", mas adiantou que o Executivo "reconhece os direitos dos trabalhadores" e "não discute a legitimidade" da acção.
Os funcionários de investigação criminal da Polícia Judiciária cumpriram durante todo o mês de Janeiro uma greve às horas extraordinárias que teve, segundo estimativas da ASFIC, uma adesão entre 92 e 93 por cento.

