Um passageiro escandinavo, proveniente de Caracas, capital da Venezuela, foi ontem detido à chegada ao aeroporto de Lisboa na posse de 12 quilos de cocaína de elevado grau de pureza, suficiente para mais de 120 mil doses individuais.
Segundo uma nota enviada pelo gabinete do ministro de Estado e das Finanças, a detenção ocorreu ontem de manhã e foi efectuada pela Direcção Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC).
O passageiro, de 37 anos, chegou da Venezuela na posse da substância, "escondida no interior de uma mala de viagem, dissimulada em esconderijos especialmente construídos para esse efeito, nas paredes laterais da mala".
De acordo com o comunicado, a DGAIEC já apreendeu desde o início do ano cerca de 250 quilos de substâncias ilícitas, "com a cocaína a representar mais de 90 por cento do total". As inspecções da DGAIEC são fruto de um reforço do controlo, sobretudo "sobre os passageiros, mercadorias e meios de transporte provenientes das regiões de maior risco em termos de tráfico de drogas, especialmente nos aeroportos e portos internacionais".


