• A diferença de idades prejudica o sexo?
  • Passeios de mão dada por um Portugal romântico
  • A cozinha coreana chegou de carrinha a Lisboa

Mensagem pascal ao mundo

Papa apela a "negociações sérias e leais" entre a comunidade internacional e o Irão

16.04.2006 - 12:08 Por AFP

  • Votar 
  •  | 
  •  0 votos 
Bento XVI apelou a israelitas e palestinianos para que dialoguem sobre os velhos e novos obstáculos à paz Bento XVI apelou a israelitas e palestinianos para que dialoguem sobre os velhos e novos obstáculos à paz (DR)
O Papa Bento XVI apelou hoje, durante a sua mensagem pascal, ao início de "negociações sérias e leais" entre a comunidade internacional e o Irão, com o objectivo de se alcançar uma "convivência pacífica" que "afaste a ameaça do terrorismo".

"Em relação às crises internacionais ligadas ao nuclear, [espero] que possamos chegar a um acordo honroso para todos, através de negociações sérias e leais", declarou o Papa.

"Que se reforce junto dos responsáveis das nações e das organizações internacionais a vontade de se chegar a um convívio pacífico entre etnias, culturas e religiões, que afaste a ameaça do terrorismo", prosseguiu Bento XVI.

O Papa apelou ainda aos israelitas e aos palestinianos para que dialoguem sobre "os velhos e os novos" obstáculos a uma solução para o conflito na Terra Santa.

O Sumo Pontífice pediu ainda que os italianos encontrem "a serenidade" e "a concórdia" nacional, na sua bênção pascal Urbi et Orbi, uma semana depois das polémicas eleições legislativas que ditaram a vitória de Romano Prodi, muito contestada por Silvio Berlusconi, que alega a existência de fraudes eleitorais.

Bento XVI lançou ainda um grito de alerta em prol das populações do Darfur, "que estão numa situação humanitária dramática".

"Que o Espírito do Ressuscitado leve particular consolo e segurança às populações do Darfur, que estão numa dramática situação humanitária que já se tornou intolerável", declarou o Papa, que associou o seu apelo às populações de outras regiões de África "que também aspiram à reconciliação, à justiça e ao desenvolvimento", referindo-se às regiões dos Grandes Lagos e do Corno de África e à Costa de Marfim, ao Uganda e ao Zimbabwe.

Estatísticas

  • 6 leitores
  • 5 comentários

URL desta Notícia

http://publico.pt/1254208

Comentário + votado

Colaboração tem 2000 anos de história

Que me diz das cruzadas? Que me diz da inquisição? Que me diz da censura ao conhecimento? Ultima da ...

Anónimo

17.04.2006 03:14

X

Mais em Sociedade (5 de 9 artigos)

Francisco Adam fazia parte da telenovela desde o ano passado Actor de "Morangos com Açúcar" morre num acidente de viação